Trabalho de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Historia

Pag:156,157

Alunos:Andre Melo ,Italo Matheus,Felipe





AS LUTAS ENTRE COLONOS E ÍNDIOS:

O encontro entre as populações nativas da América e os povoseuropeus resultou no extermínio da maior parte das primeiras.Nas colônias portuguesa e inglesa o desaparecimento da população indígena ocorreu principalmente por causa das guerras;na Américaespanhola ocorreu também pela excessiva exploração da força de trabalho.

Além da morte das pessoas,as sociedades americanas sofreram com a destruição cultural.Grande parte da população sobreviventeteve de renunciar aos seus valores e crenças,fazendo desaparecer culturas muito antigas.

Nos dias atuas,os povos indígenas ainda lutam por sua existência.




América Portuguesa:Os primeiros índios a entrar em contato com os portugueses não demonstraram hostilidade e os encontros inicias teriam sido pacíficos.

A partir do momento que os índios entenderam oque os colonizadores queriam fazer aqui, o que pautou a relação entre os dois grupos foi a guerra.Apesar das derrotas sistemáticas que sofreram,os índios lutaram bravamente contra os invasores.Guerra dos tapuias:

Um dos momentos mais graves do atrito entre portugueses e índios foi a guerra de trinta anos denominada guerra dos tapuias, ou guerra dos bárbaros.

Tapuiaera a denominação usada pelos portugueses para os índios hostis, que recusavam o contato com os brancos.




GUERRA GUARANÍTICA:

Com o objetivo de redefinir as fronteiras entre asterras portuguesas e espanholas na America, em 1750 foi assinado o tratado de Madri, que deu a Portugal a região conhecida como sete povos das missões.

A campanha de Jesus,que administrava aregião,não concordou com a entrega dos territórios aos portugueses e armou os índios para resistirem a ocupação.O episódio ficou conhecido como guerra Guaranítica, em referência ao povo guarani,...
tracking img