Trabalho de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Guerra Mundial
No inicio do século xx ocorreu uma grande rivalidade entre os países europeus por causa da disputa de territórios e por mercado principalmente na Arábia e na África.
O governo de cada país procurava defender seus interesses e dificultar a expansão dos demais países, essa disputa econômica envolveu principalmente interesses Ingleses e Alemães.
Movimentos NacionalistasHavia também os movimentos nacionalistas que pretendiam agrupar sob um mesmo estado povos de Matrizes culturais semelhantes, o que levaria um desejo ou expansão territorial. Os principais movimentos nacionalistas foram: Pan- Germanismo liderado pelos russos, queiram unir todos os povos eslavos da Europa central onde viviam germânicos.
Com o clima de rivalidade deu origem a Paz armada: diantedo risco da guerra ocorreu uma corrida armamentista, fortaleceram seus exércitos e formaram alianças políticas.
Política de Alianças
Os governos das grandes potências para enfrentar os rivais firmaram tratados de alianças entre si, em 1907 a Europa ficou dividida em dois grandes blocos:
- Tríplice Aliança- formado por Alemanha, Áustria e Itália.
- Tríplice Entente- formado por Inglaterra,França e Rússia.
As alianças foram sofrendo alterações conforme os interesses, algumas forças acabaram mudando de lado. As tensões entre os dois blocos foram aumentando, a ponto de qualquer incidente poder dar início a guerra.
Momentos de crise
Durante as disputas entre as potencias, duas grandes crises contribuíram para o Incitamento das seções internacionais.
Crise do Marrocos-ocorreu entre 1905 e 1911 França e Alemanha quase chegaram à guerra, pela disputa do território do Marrocos no norte da África. Em 1906, foi feita uma conferência internacional, para resolver essa disputa. Essa conferência resolveu que os franceses teriam poder supremo sobre o Marrocos, enquanto aos alemães caberia uma pequena faixa de terras no sudoeste africano. O governo da Alemanhainconformado com a desfavorável decisão, logo em 1911, surgiram novos conflitos com a França pela disputa de territórios da África, mas para evitar a guerra o governo Frances concedeu à Alemanha uma boa parte do cargo.
Crise balcânica- um dos principais motivos do atrito entre as potências européias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacionalismo na servia, e o expansionismo daÁustria.
Em 1908, a Áustria anexou a Bósnia-Herzegovina, contrariando os interesses da Sérvia, que pretendia juntar-se a aquelas regiões habilitadas por eslavos e criar a “Grande Sérvia”. Com isso os movimentos nacionalistas sérvios passaram a reagir violentamente contra a anexação austríaca da Bósnia-Herzegovina.

O estopim do Conflito
Asrivalidades explodiram no dia 28 de junho de 1914, quando o Arque duque Francisco Fernando, herdeiro do trono do império Áustro- Húngaro e sua esposo foram assassinados, por um estudante bósnio simpatizante da Sérvia. O atentado foi o estopim da 1ª guerra Mundial, provocando uma reação militar da Áustria contra a Sérvia. Com isso, devido a política de alianças, muitas outras nações entraram noconflito.

A União de Forças
A primeira guerra mundial durou quatro anos de 1914 à 1918, e envolveu dois blocos rivais: de um lado as forças militares da Alemanha, Turquia, Bulgária, e do império Austro Húngaro; do outro, as da França, Inglaterra, Rússia, Bélgica, Sérvia, Itália, Grécia, do Japão e dos Estados Unidos, entre outros.
O Brasil foi o único país sul- americano a entrarefetivamente nesse conflito, declamando guerra a Alemanha ajudando os Ingleses, patrulhou o Atlântico Sul e enviou médicos e aviadores à Europa. A primeira Guerra Mundial focou conhecida por que foi a primeira guerra generalizada, e envolveu as principais potências das diversas regiões do mundo, embora tenha ocorrido na Europa. A guerra teve um número elevado de mortos por causa das novas armas...
tracking img