Trabalho de historia povos pre colombianos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Povos pré-colombianos é a denominação do conjunto de todos os povos que aqui já viviam quando Colombo (oficialmente o primeiro europeu a atingir terras americanas) chegou, em 1492. Sendo assim os primeiros habitantes da América.
Os primeiros contatos dos europeus com os povos da América foram acompanhados por um misto de espanto, curiosidade, rejeição e, ao mesmo tempo,admiração.
A curiosidade e o espanto ficaram por conta dos costumes e o modo de vida dos povos indígenas. A antropofagia ( consumo de carne humana por alguns desses povos indígenas), os sacrifícios humanos praticados pelos astecas, maias e incas, a prática do politeísmo, os deuses, as lendas, os mitos e os rituais religiosos vistos como selvagens e demoníacos e a poligamia praticada entre algumassociedades faziam parte desse universo cultural que os europeus passaram a combater violentamente, em nome da fé cristã. E a admiração ficou por conta dos relatos dos conquistadores em relação às riquezas locais.
Quando da chegada dos europeus ao continente americano no século XVI, estima-se que a população local era de aproximadamente 80 a 100 milhões de habitantes. Um século e meio depois, estavareduzida a 3,5 milhões.

MAIAS

1.1- Localização

A civilização maia estendeu-se por toda a península mexicana de Iucatã e zonas do que hoje é a Guatemala, Honduras, El Salvador e Belize. Em todas estas regiões descobriram-se ruínas de cidades maias, que são uma mostra da habilidade e capacidade artística de seus arquitetos. Acivilização maia desapareceu no ano de 900 d.C. por causas ainda desconhecidas.

1.2- Política

Os maias parecem ter tido um governo descentralizado, ou seja um território dividido em estados dependentes, ainda que nos ultimos tempos, houveram caciques que governavam vários centros.
Graças fontes de escritas, distantes cargos políticos e sacerdotais, assim como as hierarquias sociais queexistiam no final do Pós-clássico: o halach ainic ( homem verdadeiro) era o chefe político supremo, com todas as facilidades e o cargo hereditário- No período clássico o Halach vinic deveria ser tambem sumo sacerdote, porém depois apareceu a diferença entre a autoridade ável sacerdotal.
O chefe supremo era assessorado por um conselho entregado pelos ahcuchcabado. Os chefes das aldeias eram osleotaboob, com funções cívis, religiosas, militares sacerdotais, estes, por sua vez tinham seu conselho.O chefe militar era o "el nacom", unica altoridade eleita, por um príodo de 3 anos.
Quatro funcionários eram os Kruleboob, encarregados das festas e os tupile ou guardiões

1.3- Economia

A base da economia era a agricultura primitiva praticada nas milpas, unidades de produção agrária. O trato daterra era comunal, em sistema rotativo de culturas, sem adubagem ou técnica elaborada, o que levava ao rápido esgotamento do solo e seu conseqüente abandono.
Na preparação do terreno a ser cultivado, os maias cortavam as árvores e arbustos com machados de pedra e depois queimavam-nos. As sementes eram plantadas em buracos cavados no solo por estacas de madeira pontiagudas. Esgotada a terra, osmaias a deixavam alguns anos em repouso, sem cultivar, e novas áreas da floresta eram desmatadas para o plantio. As observações astronômicas davam aos maias o domínio sobre o fenômeno da mudança das estações, o que permitia obter melhores colheitas.
Os principais produtos cultivados eram em primeiro lugar o milho, mas também feijão, abóbora, vários tubérculos, cacau, mamão, abacate, algodão etabaco. Os excedentes da colheita se destinavam ao comércio, na base do escambo ou troca, que alcançou notável desenvolvimento entre as principais cidades e gerou respeitada classe de comerciantes.
Os maias também se dedicavam à caça e à pesca e criavam animais para a alimentação. Desconheciam no entanto a tração animal, o arado e a roda. Por falta de matéria-prima local não conheceram também a...
tracking img