Trabalho de historia medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO HISTÓRIA MEDIEVAL

Patrícia Tatara da Silva

CAPÍTULO 1 QUESTÃO 1

Faça um breve comentário comparando a visão renascentista e a iluminista com a visão romântica em relação à Idade Média. Utilize os documentos como base para a discussão.
A visão renascentista em relação à Idade Média era uma visão negativa vista como um período de interrupção do progresso humano foiconsiderada uma época que se acreditava em plena ignorância, de barbárie, de mediocridade, de atraso e arcaísmo. Os políticos ligados as novas monarquias absolutistas desprezavam esse período por ter reis fracos e fragmentação política, os intelectuais racionalistas lamentavam a cultura medieval plena de valores morais e espirituais e a burguesia ridicularizava o comercio e a economia pelasproibições as oportunidades de ganho na lucratividade. A visão dos Iluministas é baseada na crença no poder da razão e do progresso, na liberdade de pensamento e na emancipação política, a igreja tem um influencia nefasta no desenvolvimento da humanidade é considerado um período de estagnação, de terrível e interminável decadência. A filosofia da época, chamada de Iluminista por se guiar pela luz da Razão,censurava, sobretudo a forte religiosidade medieval, o pouco apego da Idade Média a um estrito racionalismo e o peso político da Igreja então desfrutara.
Já os homens do romantismo consideravam a Idade Média como um período romântico uma época de fé, tradição e autoridade um período magnífico que se comparava como uma noite brilhante de estrelas. Contudo com o Romantismo da primeira metadedo século XIX, o preconceito em relação à Idade Média se inverteu. O ponto de partida fora a questão da identidade nacional, que ganhara forte significado com a Revolução Francesa. Estavam aí às raízes do Romantismo com a sua nostalgia por este período da história. Vista como época de fé, autoridade e tradição o período medieval oferecia um remédio à insegurança e aos problemas decorrentes de umculto exagerado ao cientificismo. Assim vista como momento de origens das nacionalidades ela satisfazia os novos sentimentos políticos do século XIX.
Mas a Idade Média dos românticos era tão preconceituosa quanto à dos renascentistas e dos iluministas. Para estes, teria sido uma época negra a ser esquecida na história. Para aqueles, um período esplêndido, um dos grandes momentos da trajetóriahumana, algo a ser imitado, prolongado.


CAPÍTULO 2 QUESTÃO 2


Como era a convivência entre bárbaros e romanos, no contexto da decadência do Império? Citar exemplos contidos nos documentos indicados.
Os povos bárbaros eram de origem germânica e habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império Romano. Viveram em relativa harmonia com osromanos até os séculos IV e V. Chegaram até a realizar trocas e comércio com os romanos, através das fronteiras. Muitos germânicos eram contratados para integrarem o poderoso exército romano. Antes dos contatos com os romanos, prevalecia entre os bárbaros germânicos um sistema comunitário primitivo, ou seja, não havia a propriedade particular da terra e dos instrumentos de produção. Bosques,matas e rios pertenciam a todos, e as terras para cultivo eram distribuídas entre os clãs. A economia dos bárbaros ainda era bastante rudimentar, baseada na agricultura e no pastoreio; geralmente os rebanhos eram propriedade das famílias e constituíam sua riqueza. O comércio era praticamente inexistente. A sociedade organizava-se em tribos fundadas em clãs, isto é, nas grandes famílias cujos laçoseram estabelecidos pelo parentesco e por relações de lealdade e proteção. Suas leis originavam-se nos costumes seculares das tribos, transmitidos oralmente de geração para geração. O maior contato dos germânicos ocidentais com os romanos, a partir do século I, acelerou o processo de transformações que já estava ocorrendo nessas comunidades em razão do aumento demográfico e das guerras para a...
tracking img