Trabalho de histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Histologia







UFRJ

Nome: Diogo Brandão dos Santos Bastos

Reposição do teste
1- Junções celulares:


• A zônula de oclusão e uma junção interna entre as proteínas das membranas plasmáticas de células adjacentes, não ficando nenhum espaço entre elas no ponto de contato. Situa-se logo abaixo da superfície livre das células, servindo como uma barreira àentrada de macromoléculas através do espaço entre células vizinhas. As macromoléculas só podem penetrar através do tecido epitelial, passando pelo interior das células.
• Na zônula de adesão as membranas plasmáticas de células vizinhas estão firmemente unidas por uma substancia intercelular adesiva. Essas membranas não chegam a se tocar como no caso da zônula de oclusão. No citoplasma,microfilamentos de actina conferem maior resistência a essa região.
• Os desmossomos correspondem a "manchas" ou "discos" de adesão entre as células, sendo, por isso, muitas vexes denominados maculas de adesão. São estruturas elaboradas e, assim como a zônula de adesão, apresentam modificações no citoplasma e no espaço intercelular de células vizinhas. No citoplasma, forma-se, em cada célula vizinha, umdisco de material citoplasmático denso (placa citoplasmática) para onde convergem filamentos de queratina, denominados tonofilamentos. Em alguns casos, os tonofilamentos percorrem o citoplasma da célula, próximo a membrana plasmática, e unem-se a placa citoplasmática de outro desmossomo na mesma célula. Como resultado, a forca impingida a um desmossomo pode ser transmitida aos outros da mesmacélula, aumentando a eficiência de adesão.
No espaço intercelular existem outros filamentos que unem as placas citoplasmáticas das células vizinhas, atuando como estruturas adesivas.
Alem dos desmossomos, as células epiteliais podem aderir-se a lamina basal por meio de estruturas denominadas hemidesmossomos, pois possuem a morfologia de meio desmossomo.
• As interdigitações são dobras damembrana plasmática de duas células que se encaixam.
Nas junções tipo gap ou nexos, as membranas celulares tornam-se muito próximas em determinadas regiões, onde ocorrem "blocos" de proteínas especificas que atravessam as camadas de lipídio da membrana, projetando-se no espaço intercelular. Esses "blocos" de proteínas das duas membranas adjacentes tocam-se no espaço intercelular, formando canais decomunicação entre as células.







2- Caracteriza a matriz extracelular do tecido conjuntivo propriamente dito (Frouxo e Denso):



0 tecido conjuntivo frouxo, juntamente com o tecido conjuntivo denso, são chamados de tecidos conjuntivos de propriedades gerais.
O tecido conjuntivo frouxo é o de maior distribuição no organismo. Preenche espaços não ocupados por outrostecidos, apóia e nutre células epiteliais, envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos e linfáticos, faz parte da estrutura de muitos Órgãos e desempenha importante papel no isolamento de infecções localizadas e nos processos de cicatrização.
0 tecido recebe esse nome porque suas fibras encontram-se frouxamente distribuidas na matriz extracelular. Essas fibras são as elásticas, colágenas ereticulares, sem haver predomínio de uma sobre a outra.
As celulas presentes nesse tecido são de vários tipos, mas as mais abundantes são os fibroblastos e os macrófagos.
• Fibroblastos: células alongadas com muitas ramificações, responsáveis pela formação das fibras do polissacarídeo e proteínas da substância intercelular amorfa. Quando não estão em atividade são chamadas fibrocitos,apresentando-se menores e menos ramificadas. Os fibroblastos apresentam núcleo ovóide relativamente grande. Os fibrocitos apresentam núcleo menor, fusiforme e mais escuro. Em processos de cicatrização, pode haver transformação de fibrocitos em fibroblastos.
• Macrofagos: são células grandes de formato irregular, com núcleo em forma de rim. Caracterizam-se por apresentar grande capacidade cic pinocitose...
tracking img