Trabalho de história do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE HISTÓRIA DO BRASIL

CAPITULO 01

01) R: No excerto, o autor mostra a importância do açúcar para os europeus, e capitulo do livro texto vê o intento de reduzir a idéia que aparece nos livros didáticos, onde a colonização portuguesa da America deu-se muito pelo receio de possíveis ameaças de invasões dos franceses, que na verdade este não foi o único motivador, pois a coroa nãoconseguiria uma colonização efetiva se os colonos que se dispusessem a vir para as novas terras conquistadas, não tivessem alguma forma de conquistar riqueza, por isso mostra que o simples fato de conter as ameaças de invasões não seria suficiente para a colonização, seria necessário algum atrativo que gerasse lucro.
Com isso a coroa viu no açúcar a possibilidade de lucro, pela sua
necessidade nomercado, pelas condições favoráveis do clima para o plantio da
cana na colônia portuguesa recém descoberta, pela a experiência dos portugueses
no modo de produzir o açúcar, pois já o produziram na ilha da madeira, e nos
açores.
Sendo assim foi construído o primeiro engenho de açúcar na capitania de
são Vicente no ano de 1532 por Martins Afonso de Souza. As capitanias tiveram
uma grandeimportância do desenvolvimento da colônia porem logo perdeu seu
espaço para região nordestina de Pernambuco e Bahia, pois tendo a localização
geográfica de seu solo mais adequado a cultura da cana e também porque ficava
mais próximos dos portos, facilitando a escoação do produto para a exportação
com destino a Europa.
A cana-de-açúcar ajudou no crescimento de lavouras de outras culturascomo o milho, mandioca, feijão e o crescimento da pecuária, portanto assim
contribuindo para um melhor funcionamento da economia colonial.
Por todos os aspectos, vale ressaltar, a importância da coroa dando um grande auxilia para a colonização com garantias de contratos que davam mais segurança a quem chegava à colônia portuguesa, dentre as principais destacamos o direito de propriedade e sésMaria.

CAPITULO 03

01) R: O paradigma abolicionista entende-se que a escravidão era um fenômeno
anormal pois aos seus olhos, os negros eram tratados de forma desumanas, pois as regras eram resumidos em força bruta, onde só tiravam proveito de seus serviços, negando aos escravos o direto de ter sua liberdade, e o direito de expressar sua cultura, seus dogmas e religião, sendosomente uma peça comercial .
O ponto de vista de Caio Prado Junior é de que a escravidão é o segundo pilar que na formação social e comercial brasileira. pois era uma ou a mais importante moeda de troca. Caio Prado Junior entende-se como parte mais organizada da sociedade. E que foi uma forma de suporte para as atividades econômicas.
Como podes ver e entender neste trecho.
“... Assim, no campo comona cidade, no negocio, como em casa, o escravo é onipresente.
Torna-se muito restrito o terreno reservado ao trabalho livre, tal o poder absorvente da escravidão. E a utilização universal do escravo em vários misteres da vida econômica e social acaba reagindo sobre o conceito de trabalho que se torna ocupação pejorativa e abandonada (Prado Junior, ’1942, p277)...”
Desta forma Caio PradoJunior não vê a escravidão como anormal e negativa, Pois de certa forma a escravidão foi à base da economia brasileira.

CAPITULO 04

01) R: Marques de Pombal tornou-se um paradoxo no iluminismo, pois foi conside
rado um tirano carrasco que governou Portugal de certa forma com mão de ferro para que Portugal desenvolve-se não fazia concisões.
Pombal apresentava um espírito nacionalista e umaleve tendência ao iluminismo, pois tentou uma política quase impossível onde quis levar o conhecimento a nação, porém escravizá-los a estes novos conhecimentos, quis levar novos conhecimentos como ciência e filosofia, que era uma tendência iluminista porem não queria perder o poder despótico na figura do rei. Pombal acreditava em uma conspiração dos jesuítas para derrubar o rei e com isso...
tracking img