TRABALHO DE HEMORRAGIA PDF

1930 palavras 8 páginas
1 INTRODUÇÃO
A Hemorragia é a perda de sangue, para o meio externo ou interno, por ruptura ou laceração de vasos sanguíneos. Pode ser classificada quanto á forma, ao tempo, anatomicamente e clinicamente. Pode apresentar diversas causas, o que determina a gravidade da lesão. As consequências também variam de acordo com tais lesões. A hemorragia é diagnosticada através de vários sinais e sintomas detectados no paciente, e a maneira de contê-la depende do seu nível. Dentre as técnicas, estão: compressão direta, indireta e torniquete. Existem alguns procedimentos básicos para Pronto Socorro em hemorragias, da presença de corpos estranhos na ferida, se a hemorragia não parar e se houver sangramento algum dos orifícios da face. Pessoas vítimas de traumas com perdas sanguíneas importantes e que demoram a receber socorro médico podem ter isquemia temporária dos tecidos, com a liberação de substâncias típicas do metabolismo anaeróbio (sem utilização de oxigênio).
Permanecendo mais tempo ocorre a falta de energia para manter a membrana celular normal e o gradiente elétrico. A célula, não suportando mais a isquemia, inicia a rotura de lisossomos e a auto digestão celular. O sódio e a água entram na célula, com edema celular. Também pode ocorrer depósito intracelular de cálcio. Não sendo revertido o processo ocorre finalmente a morte.

3

2 HEMORRAGIA
Hemorragia é caracterizada por uma intensa perda de sangue do sistema circulatório para dentro das cavidades ou tecidos do próprio organismo ou para fora dele, devido a laceração ou ruptura dos vasos sanguíneos.
São hemorragias típicas aquelas que ocorrem após acidente ou traumatismo, rompimento de um aneurisma ou de varizes, esfoladura da pele, etc.

2.1 Classificação das Hemorragias
2.1.1 Do ponto de vista anatômico pode ser classificado em:
Arterial
A hemorragia arterial é ocasionada pelo rompimento de uma artéria, apresenta- se em jatos e cm sangue de cor vermelha vivo, podendo conter

Relacionados