TRABALHO DE HANDEBOLL

1926 palavras 8 páginas
TRABALHO DE HANDEBOLL

Salto em distancia
Um pouco da historia
Tendo em vista que já era praticado dentro da prova do Pentatlo nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, o salto em distancia é considerado, dentre as provas de saltos, uma das mais antigas. Há registros de que era realizado com auxilio de halteres de pedra com formas e pesos diferenciados, os atletas que consideravam que esse procedimento contribuiria para a extensão do salto.
Nos jogos Olímpicos da Era Moderna, essa prova faz parte da programação masculina desde 1896. Apesar de registros de que tenham sido praticados desde 1860 em alguns países, os indícios de aprimoramento da técnica do salto em distancia são do período entre 1922 e 1927, quando os americanos William de Hart Hubbard e Robert Legendre introduziram um movimento das pernas no ar que serviu como inspiração para o que hoje se conhece como “passada no ar”.
No que se diz respeito ao salto em distancia feminino, o registro é de que a primeira competição ocorreu nos Estados Unidos em 1895.
Cabe ainda ressaltar que embora alguns se refiram a essa prova como “salto em extensão” a regra oficial é que tratemos como “salto em distancia”.
PROVAS OFICIAIS PARA EFEITO DE RECORDE MUNDIAL
Salto em distancia – masculino e feminino
CATEGORIA
IDADE
PROVA
GÊNERO
Pré-mirim
Até 13 anos
Salto em distância
Ambos
Mirim
Até 15 anos
Salto em distância
Ambos
Menores
Até 17 anos
Salto em distância
Ambos
Juvenil
Até 19 anos
Salto em distância
Ambos
Sub-23
De 18 a 22 anos
Salto em distância
Ambos
Adulta
Acima de 20 anos
Salto em distância
Ambos

01
Técnicas básicas de movimento
Em linhas gerais, diríamos que são três os estilos utilizados no desenvolvimento do salto em distância: grupado, arco e passada no ar (ou hitch kick). A sugestão é que a aprendizagem seja iniciada pelo salto grupado que poderá ser aperfeiçoado pelo estilo técnico do arco e do estilo de passada no ar. Todos eles apresentam uma fase de preparação, envolvendo a concentração

Relacionados