Trabalho de ha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de História da Arte
PARTE 1

Renascimento
A Sagrada Família, Rafael Sanzio, 1507/1508 - Museu Antiga Pinacoteca  (Munique)
Técnica:  óleo sobre madeira
Rafael pintou nesta obra Isabel, mãe de  João Batista, Maria, mãe de Jesus, as duas crianças e  José. A obra enfatiza o caráter divino e santificado de cada personagem através das auréolas e dos anjos presentes naocasião. Apresenta ainda características do momento renascentista como a valorização da representação humana próxima à realidade, clareza na obra, com a luz difusa, e criação de planos organizados regularmente a fim de conferir profundidade à obra.
Barroco

A Sagrada Família, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, 1635 - Museu Antiga Pinacoteca (Munique) 

 Técnica: óleo sobre a tela
 Rembrandtretrata a cena como uma questão da vida cotidiana, sem ressaltar muito a santidade do assunto. Luz é a característica principal do pintor, nesse quadro a luminosidade é dirigida para as figuras de Maria e do Menino Jesus, há, ainda, uma gradação de claridade e José é representado na região mais escura, em um segundo plano, elementos que conferem dramaticidade característica do estilo barroco.Analise formal
Renascimento - A Sagrada Família, Rafael Sanzio
2
1
Na obra de Rafael, os elementos são compostos no espaço através da estrutura geométrica que marca o renascimento, a composição central piramidal (1), obtida através da união dos pés de Isabel e Maria e da cabeça de José. Existe uma simetria (2) vertical na obra verificada pelas figuras das mulheres, crianças e anjos representadosno lado direito e esquerdo da pintura, além de se constatar uma divisão (3) na linha do horizonte entre céu e terra. Há também proporção que cria harmonia para a visualidade na utilização do scorso.
As cores são contrastantes e vívidas, com a presença de primárias e também complementaridade entre verde e vermelho, azul e alaranjado, criando certa vibração e intensidade na obra. Há também umaalternância de cores frias e quentes para modular o espaço, na criação da perspectiva aérea característica do momento renascentista.
As direções visuais contidas na obra são dinâmicas e bastante demonstradas pelo reforço das linhas diagonais (4) ziguezagueantes  nos olhares dos personagens presentes na obra. O equilíbrio se dá, além da simetria, através dessas formas dinâmicas de composição.
Alémdessas estruturas compositivas há ainda aquelas que caracterizam o Renascimento e expõem uma diferença clara com o Barroco. São elas: a representação da vestimenta em pano pesado que se agarra ao corpo e acentua a anatomia dos personagens, revelando a preocupação na representação do corpo humano e o caráter quase escultural da pintura; o sfumato que através do jogo de claro e escuro cria umavolumetria sutil e harmônica nas figuras; enquadramento do tema em primeiro plano; característica linear da pintura, com formas delineadas com clareza; certa centralização da imagem dentro da moldura; e multiplicidade de formas, com autonomia de cada uma delas.

Barroco - A Sagrada Família, Rembrandt
Em sua obra A Sagrada Família, Rembrandt não coloca na composição qualquer sinal de divindade, oque confere à obra um aspecto de cotidiano. Seguindo a filosofia de Caravaggio para representar seres divinos em “carne e osso”, Rembrandt apresenta uma cena bastante quente e humana, acentuada pelo gesto de cobrir os pés do bebê e por ter a Virgem o peito nu, que remete à amamentação.  A própria presença de linhas curvas (1) acentua a humanidade na pintura, uma vez que transmite a ideia demovimento. Para conferir um caráter mais naturalista à obra, o pintor usa o contraste gerado entre luz e sombra, iluminando as figuras de Maria e Jesus e deixando o espaço restante na sombra.
A coloração saturada, com intervalos de vermelho escuro e branco dão um ar de melancolia para a composição ao mesmo em tempo que transmite sensação aconchegante. A composição cromática também acaba por destacar a...
tracking img