Trabalho de graduação de gestão escolar

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO.
Este projeto do estágio está organizado para relatar sobre o Tema Conselho de Classe, supervisionado pelo Gestor Escolar e a sua equipe de docentes.

2. FUNDAMENTAÇÃOTEORICA.
Sabemos que nas escolas, o diretor e sua equipe docente realizam um conselho de classe, onde visa a necessidade, qualificação e avaliação tanto do aluno, como do professor. Para um processo deconstrução coletiva de todos.
Para que a participação seja realidade, são necessários meios e condições favoráveis, ou seja, é preciso repensar a cultura escolar e os processos, normalmenteautoritários, de distribuição do poder no seu interior. Dentre os meios e as condições destacam-se, ainda a importância de se garantir: infra-estrutura adequada, quadro pessoal qualificado. Apoio estudantil.Nessa direção, é fundamental ressaltar que a participação não se decreta não se impõe e, portanto, não pode ser entendida apenas como mecanismo formal ou legal. (Paro, 2001, p.113).

E importantedestacar que o conselho de classe ele visa em possibilitar sempre uma ação educativa para melhor. Onde busca meios alternativos de construção tanto para o aluno como para o professor. A participação é umprocesso complexo, onde envolve muitas situações para o melhoramento de ensino da escola, onde observa como esta o rendimento do aluno em sala de aula, idéias de ajuda como o professor pode estartrabalhando para ajudar o aluno a ter um desempenho eficaz. Observar e promover meios educativos que signifiquem provocações intelectuais significativas no sentindo do desenvolvimento do aluno.
Se aescola esta seguindo o PPP, para um bom funcionamento escolar, se todas as necessidades da escola esta sendo supridas pela a equipe pedagógica, se há livros para todos, se todos os alunos estãouniformizados adequadamente, enfim, o conselho abrange toda a estrutura da escola.
Os conselhos escolares também representam importante espaço para a democratização da escola, através de uma articulação...