Trabalho de gestão de pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Já era entendido desde a era industrial que um líder não podia deixar de existir em uma empresa, embora seu modo de pensar e de agir fosse contrário aos de hoje, no entanto, até na era do conhecimento e da tecnologia ser um líder de mercado continua sendo um dos desejos de muitos, porém não basta somente chegar ao topo, deve contudo permanecer e evoluir de acordo comas mudanças do dia-a-dia, então para que a organização tenha a contribuição para o seu desenvolvimento tornando-o mais produtivo e eficaz, a liderança deverá ter características a aspectos aos quais veremos abaixo.

Liderança

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar einfluenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas,exercidas em um determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objetivos específicos.
A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar não é uma tarefa simples. Pelocontrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que atinja os objetivos propostos pela organização.
O líder diferencia-se do chefe, que é aquelapessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Teoria dos Estilos de liderança:

Segundo Chiavenato, a teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre as pessoas, descrevendo quatro estilos de liderança, ao qual demonstraremos abaixo:• Liderança Controladora - Está relacionada à hierarquia, onde o líder centraliza o poder, tomando decisões de forma individual, desconsiderando a opinião dos liderados. Este tipo de liderança também pode ser chamada de autoritária ou diretiva. Nota-se também o foco principal nas tarefas, padronizando comportamentos, pois o líder define métodos, técnicas, objetivos e soluções, sendo dominador epessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro, tornando o processo pouco democrático, resistente a mudanças. Muitas vezes desmotivando seus colaboradores.
• Liderança Participativa - Este tipo de liderança está voltado para as pessoas e participação dos liderados no processo decisório. A preocupação do líder é atender a pretensão e os pontos de vista de seus subordinados quedesfrutam de ampla liberdade para decidir, sugerir e implementar. O líder procura delegar autoridade e usa feedback, motivando seus colaboradores a envolver-se no processo, sendo objetivo e limitando-se aos fatos em suas críticas e elogios.
• Liderança Liberal – Também chamada de Laisse Faire, é a contração em língua francesa, que significa literalmente “deixar fazer”, este estilo de líderdescentraliza o processo decisório, deixando que a maior parte dele seja tomada pelos subordinados, partindo-se do princípio de que o grupo atingiu maturidade e não necessita de supervisão. O líder apenas faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros. Por outro lado, a liderança liberal, pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passarem falhas e erros sem...
tracking img