Trabalho de gerenciamento de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em abordar assuntos sobre gerenciamento de qualidade, onde pesquisas mostram que os estudos levantam aspectos básicos na relação homem-trabalho-organização, tendo em vista a necessidade de reconhecimento, de segurança e o senso de pertencer a algo, são mais importantes, na determinação da moral do operário e da produtividade, do que as condiçõesfísicas sob as quais ele trabalha.
O trabalhador é uma pessoa cujas atitudes e eficiências são condicionadas pelas demandas sociais, tanto dentro como fora da organização, assim, uma vez atendidas as necessidades fisiológicas e de segurança, ou seja, as necessidades básicas, o trabalhador parte para as necessidades psicossociais, ou seja, amor, estima e auto-realização, onde encontra a plena realizaçãoe, sem dúvida, assume uma postura de comprometimento com a organização.
O compromisso com os objetivos da organização depende das recompensas associadas a sua execução, visto que, o ser humano comum aprende, sob condições adequadas, não só a aceitar responsabilidades, mas também a procurá-las.

Segundo CHIAVENATO (2003, P. 207) afirma que:

“Os fatores higiênicos do trabalho (salários,ambiente, segurança, etc) são capazes de produzir a insatisfação, enquanto que os fatores motivacionais (realização, reconhecimento, responsabilidade, etc) são capazes de produzir a satisfação no trabalho. Os fatores motivacionais estão associados ao enriquecimento do cargo”.

À medida que avançamos no estudo das diversas teorias administrativas fica claro a importância da valorização do homem paraque se consiga o comprometimento deste em relação aos objetivos da organização. Desta forma, começamos a compreender que não há possibilidade de um processo evolutivo, com qualidade, se ele não ocorrer de uma forma conjunta entre o homem e a organização.
Se analisarmos a essência dessas teorias administrativas com a essência dos conceitos da gerência pela qualidade total, verificaremos que nãoexistem diferenças sensíveis entre elas, no que tange à importância da valorização do homem em todo e qualquer processo produtivo.
Segundo Juran e frank (1991), “TQM é baseada no respeito pelo trabalhador, no lucro a longo prazo e numa ‘memória social’ na empresa, garantindo que o sacrifício de hoje será lembrado e recompensado no futuro.”
Ainda, segundo Juran e frank (1991), “a qualidadecorporativa’ requer um esforço sobre as pessoas e suas atitudes para melhorar a qualidade dos resultados dos processos produtivos. A qualidade do ambiente de trabalho é uma pré-condição indispensável para a qualidade do produto.”.

2. O QUE É QUALIDADE?

A definição de JURAN (1991) tendo qualidade como sendo “adequação ao uso” é amplamente utilizada na literatura por renomados autores e empresasque estão envolvidas com programas de controle total da qualidade ou programas de melhoria contínua. Porém, outras definições podem ser consideradas:
Segundo Feigenbaum (Apud CHIAVENATO, 2004), qualidade é a determinação do cliente, e não a determinação da engenharia, nem de marketing e nem da alta administração. A qualidade deve estar baseada na experiência do cliente com o produto e o serviço,medidos através das necessidades percebidas que representem uma meta num mercado competitivo. Qualidade de produto e serviço é a composição total das características de um produto e serviço em marketing, engenharia, manufatura e manutenção, de modo que vão de encontro com as expectativas dos clientes.
Um produto de qualidade na visão do consumidor, é aquele que atenda as suas necessidades e queesteja dentro de sua possibilidade de aquisição, isto é, preço justo, pois "o valor corresponde ao menor sacrifício ou dispêndio de recursos para o desempenho de determinada função, tanto para o fabricante quanto ao usuário". O valor do cliente é a razão entre o desempenho das funções do produto e o seu preço.
Para Crosby (apud JURAN, 1991), a qualidade é vista como “conformidade com os...
tracking img