Trabalho de geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Uma consequência geopolítica, produzida pelo fim da Guerra Fria, foi acirrar a disputa em torno das imensas fontes de energia, gás e petróleo existentes naquela parte do heartland (coração domundo), euro-asiático.

2- A primeira missão política e militar dos Estados Unidos pós-Guerra Fria consistia em impedir o surgimento de algum poder rival na Europa, na Ásia e na extinta UniãoSoviética.

3- Perigo Vermelho: representado pela União Soviética, o bloco comunista que era rival político dos EUA por manter uma economia contraria ao capitalismo que era estabelecido por eles.
PerigoVerde: identificado com o fundamentalismo islâmico, países segundo os EUA portadores do terrorismo e o narcotráfico que se tornaram novos inimigos após o fim da guerra fria.

4- A força militar dos EUAdesde o fim da Segunda Guerra Mundial foi à única no mundo a ter como principal missão, não a defensiva, mas a ofensiva, não a de guardar as fronteiras nacionais, mas a de projetar seu poder sobretodos os continentes, nos quais instalou comandos militares, que caracterizam o domínio imperial.

5- A enorme cadeia de bases militares, que os Estados Unidos mantêm em todos os continentes, excetoAntártica, configura, de fato, uma forma de império, mesmo terminada a Guerra Fria e a retirada das tropas pela extinta União Soviética, os Estados Unidos possuíam cerca de 20 bases militares equartéis.

6- Enfatizava-se que o terrorismo constituía a mais importante ameaça que os Estados Unidos e o mundo enfrentariam no início do século XXI, o que predominou em Washington, nos anos 1990 foi adoutrina, segundo a qual os Estados Unidos deveriam exercer seu unrivaled power (poder inigualável), como um império, a fim de trazer estabilidade internacional, resolver os problemas do terrorismo, dasrogue nations (nações desonestas), das armas de destruição em massa etc.

7 - Com a ascensão de George W. Bush à presidência, os neoconservadores trataram de orientar a política internacional...
tracking img