Trabalho de geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2º Trabalho de Geologia


1) Explique de forma resumida, a estrutura interna da terra e divisões, composição física e química? Explique também os métodos ou metodologias utilizadas para a subdivisão interna da terra.
R.: O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas telúricos, é dividido por critérios químicos em uma camada externa (crosta) de silício, um manto altamenteviscoso, e um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida. Esta camada líquida dá origem a um campo magnético devido a convecção de seu material, eletricamente condutor.
A crosta é a camada de rocha mais externa da litosfera de um planeta ou corpo celeste. Trata-se de uma camada de rocha sólida que é, em geral, menos densa do que as camadas inferiores. Emplanetas parcialmente fundidos, como a Terra, a crosta flutua sobre camadas inferiores de rocha fluida e, se for suficientemente fina, quebra-se em placas que se movem relativamente umas às outras.
O manto é a camada da estrutura da Terra (e dos outros planetas de composição similar) que fica directamente abaixo da crosta/crusta prolongando-se em profundidade até ao limite exterior do núcleo. O mantoterrestre estende-se desde cerca de 30 km de profundidade (podendo ser bastante menos nas zonas oceânicas) até aos 2 900 km abaixo da superfície (transição para o núcleo). A difrenciação do manto iniciou-se há cerca de 3 800 milhões de anos, quando a segregação gravimétrica dos componentes do proto-planeta Terra produziram a actual estratificação. A pressão na parte inferior do manto atinge mais de140 GPa (umas espantosas 1 400 000 atmosferas).
O núcleo é a parte mais interna da Terra, se estende por 3 mil e quinhentos quilómetros, do centro do planeta para o exterior. Os cientistas, geofísicos acreditam que ele é metálico, formado principalmente por ferro , com um pouco de níquel e outros materiais misturados. A temperatura do núcleo da terra é muito alta, cerca de 6 mil graus Celsius. Naparte mais externa, o material que forma o núcleo interno é sólido enquanto o material do núcleo externo se encontra na forma líquida.
Grande parte do conhecimento de que dispomos sobre o núcleo, provêm de evidências geofísicas, de geomagetismo e sismologia. Como derivação do estudo da distribuição e causa dos sismos, a sismologia usa métodos sismológicos para realizar estudos da estrutura daTerra, desde a superfície até o seu núcleo. A sismologia é um dos únicos métodos geofísicos utilizado para estudar as camadas mais profundas da Terra para compreender os mecanismos envolvidos na tectônica global do nosso planeta.

2) Explique a teoria da Deriva Continetal e faça um comparativo com a teoria da Tectonica de Placas. Explique o precesso de subdução.
R.: A teoria de Deriva Continentalestabelecia que, há 200 milhões de anos, todas as massas continentais existentes estavam concentradas em um supercontinente, que ele denominou de Pangea. A quebra do supercontinente Pangea originaria, inicialmente, duas grandes massas continentais: a Laurásia no hemisfério Norte, e o Gondwana no Hemisfério Sul, segundo Alexander Du Toit, um dos defensores da idéia de Wegener. Na teoria datectónica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crusta e a zona solidificada na parte mais externa do maNa teoria da tectónica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crusta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa domanto. Numa escala temporal de milhões de anos, o manto parece comportar-se como um líquido super-aquecido e extremamente viscoso, mas em resposta a forças repentinas, como os terramotos, comporta-se como um sólido rígidonto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto.

3) Faça um esquema e explique os principais mecanismo de colisao das placas tectonicas. Ilustre e...
tracking img