Trabalho de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Siatema Nervoso Central
O SNC é dividido em encéfalo e medula.
* Telencéfalo (hemisférios cerebrais)
* Diencéfalo (tálamo e hipotalamo)
* Cerebelo e Tronco Cefálico(bulbo)
O Bulbo, situado caudamente; Mesencéfalo, situado cranialmente; e Ponte, situado entre ambos.

No SNC, existem substâncias cinzentas e brancas, A substância cinzenta é formadapelos corpos das neurônios e a branca, por seus prolongamentos. A substância cinzenta ocorre mais externamente e a branca mais internamente, com exceção do Bulbo e da Medula.
Os órgãosdo SNC são protegidos por estruturas esqueleticas (caixa craniana, protegendo o encéfalo; e a coluna vertebral, protegendo a medula) e por membranas denominadas meninges, situadas sob aproteçãoesqueletica dura-mater (a externa) aracnóide (a do meio) e a pia-mater (a interna). Entre as meninges aracnóide e pia-mater há um espaço preenchido por um liquido denominado liquidocefalorraquidiano ou liquor.

Sistema Nervoso Periferico
O sistema nervoso periférico é formado por nervos encarregados de fazer as ligações entre o sistema nervoso central e o corpo.As fibras nervosas, formadas pelos prolongamentos dos neurônios (dendritos ou axônioa) e seus encoltórios, organizan-se em feixes. Cada feixe é envolvido por uma bainha conjuntivadenominada perineuro. Varios feixes agrupados paralelamente formam um nervo. O nervo também é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo chamada epineura.
Os nervos que levamiformações da periferia do corpo para o SNC são os nervos sensoriais (nervos aferentes ou nervos sensitivos), que são formados por prolongamentos de neurônios sensoriais. Aqueles que transmitem do SNCpara os músculos ou glândulas são neros motores ou aferentes, feixe de axônios de neurônios motores.

Fonte de Pesquisa: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso3.asp
Imagens:...
tracking img