Trabalho de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESIGN E TECNOLOGIAS APROPRIADAS NO UNIVERSO CABOCLO EM MOVIMENTO


DESIGN AND APPROPRIATE TECHNOLOGIES IN THE CHANGING UNIVERSE OF THE CABOCLO


Pedro Martins
Doutor em Antropologia Social, professor do Departamento de Ciências Humanas do CEART/UDESC.

Iraldo Alberto Alves Matias
Bacharel em Desenho Industrial pela UDESC e mestrando em Sociologia Política na UFSC.


Resumo


Otexto trata de apresentar resultados de dois anos de pesquisa. Dentro de uma perspectiva interdisciplinar envolvendo Design e Ciências Sociais o objetivo mais amplo era identificar na “cultura material” de grupos caboclos, no estado de Santa Catarina, manifestações de “tecnologias apropriadas”, além de analisar possíveis transformações ocorridas em sua Identidade Cultural. Os grupos caboclos emquestão foram observados a partir de três situações: aqueles que ainda vivem no meio rural, os que migraram para centros urbanos e, dentre estes, os que lutam para voltar ao modo de vida campesino através de iniciativas isoladas ou de movimentos sociais.

Palavras-Chave: Cultura Cabocla; Identidade Cultural; Design; Tecnologias Apropriadas.





O presente artigo tem a proposta deapresentar parte dos resultados obtidos pelo projeto de pesquisa Cultura Cabocla e Identidade em Áreas Rurais e Urbanas, desenvolvido no período de agosto de 2002 Julho de 2004 no âmbito do Grupo de Pesquisa Estudos em Cultura e Comunicação[1].
Esta pesquisa visava, de forma mais ampla, conhecer a Cultura Cabocla no estado de Santa Catarina, considerando suas matrizes culturais campesinas, omovimento migratório de grupos dessa origem desde o êxodo rural, sua passagem por áreas urbanas, ocupando as periferias das grandes cidades, até seu regresso ao campo.
Cada componente desta equipe possuía, em relação ao universo da pesquisa, um objeto com recorte próprio. O acadêmico Glauber Sezerino buscava encontrar na estética cabocla uma identidade musical, seus significados bem comodocumentar e transcrever composições caboclas, na tentativa de valorizar tal cultura. Esta parceria possibilitou uma importante troca de experiências e informações; a professora Tânia Welter fez um recorte em torno das questões religiosas, especialmente da presença marcante do catolicismo popular na Cultura Cabocla.
Neste relatório, a partir do conceito antropológico de IdentidadeCultural, faremos uma discussão sobre aspectos da “cultura material”[2] cabocla e “tecnologias apropriadas”[3] relacionadas com a mobilidade inerente ao processo migratório no qual os grupos estudados estão inseridos.
Além dos objetivos da pesquisa em si, Cultura Cabocla e Identidade em Áreas Rurais e Urbanas tinha outros dois objetivos bem claros: praticar a interdisciplinaridade e prepararnovos pesquisadores. Portanto, mais do que defender alguma tese, este texto tem como proposição narrar uma experiência de iniciação à prática científica. Expressar todo o processo ao qual este trabalho foi submetido, desde sua construção teórica até a aplicação de um método, de técnicas de coleta de dados e a análise dos dados obtidos em campo.

*

Nos últimos anos, vem crescendo apreocupação e o interesse, de designers, pelas questões que envolvem as problemáticas ambiental e social, relacionadas ao atual processo de globalização. Devido aos resultados de algumas pesquisas, como a realizada pelo Clube de Roma, na década de 70, que demonstra a insustentabilidade do atual sistema produtivo, e aos crescentes índices de pobreza mundial, órgãos representativos do design internacionaltêm repensado o papel desta profissão nesse processo. Assim, o ICSID (2003) (Conselho Internacional de Sociedades de Design Industrial) formulou uma nova definição das atividades desta profissão, que leva em conta as responsabilidades relativas ao meio ambiente, à diversidade cultural e aos problemas sociais em geral, ou seja, uma proposta de humanização do design.
Neste sentido, alguns...
tracking img