Trabalho de geografia - mapas, escalas e projeções

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Alagoas

Mapas, Escalas e Projeções

Débora Alice Silva dos Santos

Maceió/AL
21 de março de 2012

Débora Alice Silva dos Santos

Mapas, Escalas e Projeções

Trabalho Apresentado como Requisito
de Avaliação Parcial da disciplina
“Geografia” sob orientação do
Professor: Davi
No 1º ano – 921A

Maceió/AL
21 de março de 2012

Sumário

1. Introdução.........................................................................................................5
2.Desenvolvimento................................................................................................7
3. Conclusão .......................................................................................................17
4.Referências......................................................................................................19

5
1. Introdução

No trabalho a seguir, será abordado os mapas, escalas e projeções, na qual iremos conhecer as características gerais, os tipos, e como se classificam os mapas, como as escalas são expressas, seus tipos, como são representadas e sua formula, e como é definida projeção e os tipos de projeção.

7
2.Desenvolvimento

Mapas
Um mapa é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre aprojeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação.
Os mapas mais antigos que se conhecem foramencontrados na antiqüíssima cidade de Çatal Hüyük, na Turquia, e datam de cerca de 6200 a.C., estando pintados numa parede. Existem também mapas em outras culturas ancestrais como por exemplo na asteca, na esquimó, na mesopotâmica, etc. Com a invenção do papel passaram os mapas a ser desenhados em folhas (talvez daí subsista quase como sinônimo a palavra carta), mais concretamente do termo gregoque designava as folhas de papiro usadas na execução dos mapas, e que era karte. O termo carta é normalmente usado para referir mapas antigos. Na Idade Média, os mapas em uso na Europa eram freqüentemente centrados em Jerusalém, e com o Oriente para cima.
Um dos grandes passos na evolução dos mapas é dado na época dos Descobrimentos, quando as áreas representadas eram bem maiores queanteriormente e havia a necessidade de obter bons níveis de precisão posicional para conseguir navegar com relativa segurança.
Em latim, mappa designava lenço e mappa mundi era o mundo em um lenço.
Se o mapa cobrir uma grande área da superfície terrestre, de modo a que a curvatura da Terra ou a ondulação do geóide possam já influir na medição de distâncias e na precisão pretendida na representação, ter-se-áde escolher uma projeção cartográfica. Matematicamente, esta é uma função que transforma coordenadas polares ou geodésicas (latitude,longitude) em coordenadas do plano do mapa. Necessariamente, isto provoca distorção.
Características gerais dos mapas:
* Representação plana;
* Geralmente em escala pequena;
* Área delimitada por acidentes naturais (bacias, planaltos, chapadas, etc.),político-administrativos;
* Destinação a fins temáticos, culturais ou ilustrativos.
Generalizando: Um mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma Figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos,culturais e ilustrativos.

9
Tipos de Mapas
Um dos elementos fundamentais dos mapas modernos é a presença de uma escala, que permite determinar as dimensões reais dos objetos cartografados e medir distâncias (a escala é um quociente entre a medida no mapa e a medida real correspondente). Quanto maior é a escala, maior o detalhe.
Há também mapas que apenas representam a posição relativa dos...
tracking img