Trabalho de Geografia impressão3

2641 palavras 11 páginas
COLÉGIO SÃO PAULO
Diretora: IR. MARTA MARGARIDA P. DE SOUSA
PROFESSORA: SIMONE FERREIRA
SÉRIE: 4º ANO\9 TURMA: B

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Atividades Econômicas do
Brasil

EQUIPE:
• LUANA CAETANO
• LUIZ HENRIQUE
• MARCUS FILHO
• CAIO CEZAR
• LUCAS DUARTE
• BÁRBARA FEITOSA

INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre as principais atividades econômicas praticadas no Brasil. O foco foi dirigido às atividades de pesca, agricultura, pecuária, mineração, indústria e comércio. Estas atividades são responsáveis pela geração de grande parte da riqueza de nosso país.
A grande extensão territorial do Brasil proporciona possibilidades para a execução de várias atividades econômicas.

PESCA
A pesca é uma atividade econômica de extração de organismos no ambiente aquático. A pesca inicialmente era de caráter de subsistência, ou seja, o homem utilizava dessa atividade para simplesmente complementar sua alimentação sem caráter de venda ou escambo. Com o passar dos anos e posteriormente com o surgimento de comunidades, vilas e cidades o homem iniciou então a produção de alimentos para a comercialização, e para a geração de riquezas.

Pesca de Arrastão de praia

Onde é desenvolvida?
É desenvolvida em todo o litoral do país, e também nos rios, lagos e lagoas.

A atividade pesqueira é responsável por um elevado número de empregos nas comunidades litorâneas nos setores de captura, beneficiamento e comercialização do pescado. Principais Produtos
Na região Norte, a pesca artesanal, ou de pequena escala, representa a maior contribuição sobre a produção total. Nessa região, os principais recursos explorados, tanto pela pesca artesanal quanto industrial, são a piramutaba, a pescada, o pargo e os camarões.
Já no Sul do Brasil, a maioria das atividades pesqueiras é industrial. Nela destacam-se as pescarias de sardinha-verdadeira, bonito-listrado e camarões.
Para a exportação, destacam-se: camarões, peixes ornamentais, sardinhas, piramutabas, tainhas, corvinas,

Relacionados