Trabalho De Geografia 2 Agro2

3202 palavras 13 páginas
O que é Carvão Mineral:
Carvão mineral é um material rochoso, fóssil, encontrado em jazidas localizadas no subsolo e extraído por meio do processo de mineração. Tem em sua composição o carbono, o oxigênio, o hidrogênio, o enxofre e cinzas.
O carvão mineral é a principal fonte de energia utilizada para aquecer os altos fornos das siderúrgicas onde o aço é fabricado, na produção de eletricidade em usinas termoelétricas e também na indústria química na produção de corantes, explosivos, inseticidas, plásticos, medicamentos e fertilizantes.
O carvão mineral, o petróleo e o gás natural são os três combustíveis fósseis que mais poluem a atmosfera. A queima do carvão mineral emite gases que contribuem para a formação da chuva ácida, do efeito estufa e do aquecimento global.
O carvão mineral foi o primeiro combustível fóssil utilizado em larga escala. Ele serviu como fonte de energia básica desde o final do século XVIII, com a Revolução industrial, até a primeira metade do século XX, quando foi superado pelo petróleo. Era usado para aquecer os altos fornos das siderúrgicas e para movimentar as máquinas a vapor que deram grande impulso no desenvolvimento da indústria.
Formação do carvão
O carvão mineral é uma substância sólida de origem orgânica resultante da transformação de restos vegetais soterrados há milhões de anos. Os primeiros depósitos de carvão mineral formaram-se durante a Era Paleozoica, há cerca de 350 milhões de anos.
No processo de formação do carvão, isto é, na transformação dos vegetais em carvão, são observados quatro fases, de acordo com o teor calorífico:
Turfa – é a primeira fase, refere-se à deposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várzeas ou de pântanos. Apresenta baixo teor calorífico.
Linhito – é a segunda fase. Trata-se de um material escuro e que ainda apresenta elevado percentual de água e baixo percentual de carbono.
Hulha – é a terceira fase, o carvão propriamente dito. É solido, tem cor negra e pode ser transformado em

Relacionados