TRABALHO DE GEO VIH VIH KAMY GIO E FL VIA

761 palavras 4 páginas
COLONIZAÇÃO
DA
ÁFRICA
Nome: ana flávia (01)
Giovana pereira(07)
Kamylle santos (12)
Vitória maria (22)
Vitória nobre (23)

O início da colonização na
África
Os problemas sociais dos países africanos é resultado da forma de colonização que ocorreu no continente. O continente africano foi um dos últimos a ser colonizado pelos europeus. No século XIX, as nações europeias começaram a explorar de maneira efetiva o continente africano e o asiático. A Revolução Industrial motivou esses países a explorar matérias-primas, especialmente minérios, dentre os quais podemos destacar o ferro, cobre, chumbo, além de produtos de origem agrícola, como algodão e borracha; todos fundamentais para a produção industrial..

As potências europeias, para garantir matériaprima, ocuparam os territórios contidos no continente africano. Logo depois, promoveram a partilha do continente entre os principais países europeus da época, dando direito de explorar a parte que coube a cada nação. A divisão do continente africano foi consolidada através de um acordo realizado em 1885. Esse evento contou com a participação da Inglaterra, França, Bélgica,
Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. Esse acordo foi executado na Conferência de Berlim.

Porém, o processo de exploração da África aconteceu antes mesmo de haver a partilha do território, isso porque diversos países enviaram delegações de cientistas para o continente.
Segundo eles, os cientistas tinham o propósito de realizar pesquisas de caráter científico, mas na verdade esses coletavam dados acerca do potencial mineral, ou seja, as riquezas do subsolo.
Anos depois, grande parte do território africano estava colonizada.
Os europeus introduziram culturas que não faziam parte da dieta do povo nativo. Os colonizadores rapidamente promoveram as plantations, com destaque para a produção de café, chá, cana-deaçúcar e cacau.

O QUE MOTIVOU A
COLONIZAÇÃO NA ÁFRICA?
Os países que se industrializaram após a
Segunda Revolução Industrial enfrentavam
crises

Relacionados