Trabalho de fundamentos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Moeda é um instrumento ou objeto que é aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas. Antes da existência da moeda, o fluxo de trocas de bens e serviços na economia dava-seatravés do escambo, com trocas diretas de mercadoria por mercadoria. Nosso atual papel-moeda teve origem na moeda-papel. As pessoas de posse de ouro, por questão de segurança o guardavam em casasespecializadas (embrião do atual sistema bancário), onde os ourives emitiam certificados de depósitos de metais.
* Mais tarde, cada estado passou a emitir seu papel-moeda, e apartir de 1920 o padrão-ourofoi abandonado, e a emissão de moeda passou a ser livre, ou a critério das autoridades monetárias de cada pais. Assim a moeda passa a ser aceita por força de Lei denominando-se moeda de curso forçadoou moeda fiduciária (fidúcia, confiança), não sendo lastreada em metais preciosos.
* É o total de moeda à disposição do setor privado não bancário, podendo ser utilizada imediatamente paraefetuar transações.
* Os meios de pagamento, conceituados como moeda de liquidez imediata, que não rendem juros. Os meios de pagamento nos conceito M1, também são chamados de ativos ou haveresmonetários. Os demais ativos financeiros, que rendem juros, são chamados de ativos ou haveres monetários. O grau de monetização ou desmonetização pode ser medido pela razão M1/M4 quando M1 aumenta em relação aM4, temos uma monetização; quando M1 cai relativamente a M4, ocorre a desmonetização.
* Desmonetização é o processo inflacionário intenso, diminui a quantidade de moeda sobre o total de ativosfinanceiros; Monetização é o processo de inflação baixa, as pessoas mantém mais moeda que não rende juros em relação com aplicações financeiras.
* Resgate de um empréstimo no banco: destruição demoeda (reduz os meios de pagamento, já que sai do publico e retorna ao caixa dos bancos).; depositante retira deposito a vista e o coloca em deposito a prazo: destruição de moeda, pois os depósitos a...
tracking img