Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reripatético
relativo ao peripatetismo.
que ensina caminhando, ao ar livre.

Apofântico
o enunciado que pode ser considerado verdadeiro ou falso e considerou que esse tipo de enunciado é oúnico objeto da lógica: da qual, portanto, são excluídas as orações, as ordens, etc, cujo estudo pertence à retórica ou à poética.

Argumentum ad Verecundiam (Apelo à autoridade)
Argumentação baseadano apelo a alguma autoridade reconhecida para comprovar a premissa.

Círculo vicioso
é uma sucessão, geralmente ininterrupta e infinita, de acontecimentos e conseqüências que sempre resulta numasituação que parece sem saída e sempre desfavorável, principalmente para quem se vê capturado por esse tipo de relação.

Falsa Causa
Argumento falacioso que conclui a partir de uma relação de causa eefeito fundamentada numa mera antecedência de fatos.

Generalização apressada
Falácia de generalização apressada, como o nome indica, é aquela em que uma pessoa constrói algumas premissas para umargumento e, em seguida, o conclui rápido demais. Noutras palavras, é tirar uma conclusão com base em evidências insuficientes.

Equívoco e Ambigüidade
Apesar de serem duas falácias distintas,ambas induzem-nos ao erro através dos múltiplos sentidos das palavras. Se no equívoco o argumentador utiliza-se de uma mesma palavra com sentidos diferentes para coisas igualmente distintas; naambigüidade vê-se o emprego de palavras que nos levam a uma interpretação duvidosa do assunto em questão.

Causa Comum
Trata-se de uma "confusão entre causas e efeitos". Isso se dá quando dois acontecimentossão tomados como causa um do outro, esquecendo-se, porém, que ambos são causados por um terceiro.

Petição de Princípio
Ocorre quando as premissas são tão questionáveis quanto a conclusãoalcançada.

Apelo a Ignorância
Ocorre quando algo é considerado verdadeiro simplesmente porque não foi provado que é falso (ou provar que algo é falso por não haver provas de que seja verdade). Note que...
tracking img