Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: Filosofia e Ética
PROFESSORA: Norma Mendes

O MUNDO DA PRÁTICA
* A existência ética
* A filosofia moral
* A liberdade

Resumo referente aos capítulos 5, 6 e 7 da unidade 8, do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí. Texto resumido a pedido da professora Norma Mendes, como trabalho em equipe para 2ª unidade.

Salvador
Novembro/2012

CHAUÍ, Marilena, Convite àFilosofia. 6. Ed. São Paulo: Ática, 2007. P. 305-340.

A existência da Ética
Fala sobre o senso moral e a consciência moral procura fazer a divisão de conceitos importantes como nossos sentimentos e nossas ações exprimem nosso senso moral.
Raiva, indignação, humilhação, medo, orgulho, ambição, vaidade, covardia.
Vivemos situações, ou sabemos que foram vividas, por outros, com situações de extremaaflição e angustia.
Situações como estas mais dramáticas ou menos dramáticas surgem sempre em nossas vidas. A nossa consciência moral ou senso moral refere-se a sentimentos morais essa luta é sempre entre o bem e o mal, pois exigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nos mesmos e para os outros as razões das nossas decisões e que assumirmos todas as consequências delas, porque somosresponsáveis por nossas opções.
O senso moral e a consciência moral referem-se a valores (justiça, honradez, espirito de sacrifício, integridade, generosidade), a sentimentos provocados pelos valores (admiração,vergonha, culpa, remorso, contentamento, amor, duvida, medo) e as decisões que conduzem as ações com consequências para nós e para outros.Embora conteúdos de valores variem, podemos notarque se referindo a um valor mais profundo, mesmo que apenas submetendo ao bom ou o bem.O senso e a consciência moral desrespeitam a valores, intenções, decisões e ações referidas ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Desrespeitam as relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como partes da nossa vida subjetivam juízo de fato-descreve os fenômenos da natureza não há certoou errado, procura constatar o que é? Como é? São aqueles que dizem que as coisas são como são e porque são. Em nossa vida cotidiana mais também na metafisica e nas ciências, os juízos de fatos estão presentes.
Diferentemente deles os juízos de valor indica avaliação no interior da conduta sempre buscando situações e são preferidos na moral, nas artes, na politica, na religião.
Os juízos éticosde valor são também normativos buscam iniciar normas que determinam o dever de nossos sentimentos, nossos atos e comportamentos, também dizem que são o bem e o mal a felicidade. Os juízos éticos normativos nos dizem que sentimentos, intenções, atos e comportamento deveram ter ou fazer para alcançarmos a felicidade.
Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é,aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vicio. A consciência moral não só conhece tais diferença, mais também se reconhece como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidades com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas consequências do que faz e sente.Consciência eresponsabilidade são condições indispensáveis da vida ética.
O campo ético é, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, virtudes realizadas pelo sujeito moral principal constituinte da existência ética.
O sujeito ético moral isto é, a pessoa só pode existir se preencher as seguintes condições:
- Ser consciente de si e dos outros, ser capazde refletir e reconhecer a existência de outros como sujeitos éticos iguais a ele, ser dotado de vontade, ser capaz de controlar e orientar seus desejos, impulsos, tendências, capaz de decidir entre várias alternativas possíveis, não estar submetidos a poderes extremos que forcem e constranjam a sentir, a querer fazer alguma coisa.
A violência é um problema social e cultural e que hoje é uma...
tracking img