Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FILOSOFIA


















































AS SEMELHANÇAS ENTRE AS RELIGIOES DO OCIDENTE

JUDAISMO, CRISTIANISMO E ISLAMISMO










Introdução

Cada religião tem suas particularidades, porém,todas se assemelham em acreditar em algo do plano superior. Neste trabalho serão apresentadas as 3 das maiores religiões do ocidente, o cristianismo é classificado como a maior do mundo, o islamismo recebe o segundo lugar, ocupando o terceiro, Judaísmo.



























1

O que é o monoteísmo?

O monoteísmo vem do grego ¼Ì½¿Â = monos = único ¸µÌ = théos =Deus, isto é, Deus único. É a crença na existência de apenas um só Deus onde este é onipotente, oniciente e onipresente. Ele é o modelo da qual todos devem seguir e adorar, pois sua conduta é perfeita.
O Judaísmo
O Judaísmo é a mais antiga das três religiões monoteístas principais. Ela surgiu da religião mosaica e tem ramificações, porém defende um conjunto de doutrinas na qual sua principalcaracterística é a crença no Deus único criador chamado "Adonai" (YHWH) a qual elegeu Israel como povo para receber a revelação da Tora (os mandamentos de Deus).
Deus segundo os judeus influencia na sociedade humana e judeu é todo aquele que pertence a esta linhagem com um pacto eterno com o Deus Único.
A história de sua origem de acordo coma visão religiosa é de que Deus haveria feito um pactoeterno com o Patriarca Abraão e sua descendência, isto é, como o Criador ordenou esta seja uma religião criada pelo próprio Deus. Já os historiadores acreditam que o judaísmo possa ser uma evolução e junção de mitologias e costumes das tribos das regiões do Levante a qual foram unificadas após uma conscientização de um nacionalismo judaico depois do retorno do cativeiro destes na Babilônia.
Abraão,originário de Ur (atual Iraque) dói defensor do monoteísmo e pela sua fidelidade seria recompensado por Deus com um filho, Isaac, do qual um povo herdaria a terra prometida. Com Abraão inicia o pacto de obediência e assim todos que quisesse usufruir das bênçãos de Deus deveria segui-lo, afinal "YHWH" era Deus Uno e criador.
Alguns rituais são incorporados já com a família de Abraão e depois sãoincorporados à legislação religiosa judaica. Com a libertação dos descendentes de Israel por Moisés é quando Deus é visto como um Deus transcendente e realizado um culto a Ele. A Tora, que constituíam os mandamentos fica nas mãos das autoridades e no início da monarquia israelita é que o judaísmo amadurece e é dividido em dois reinos: Judá e Israel diferenciando os rituais do norte e do sul atéhoje.
Havia também cultos á outros deuses como Baal, mas este era considerado não judeu e sim pagão.
Foi construído o templo de Jerusalém que substituiu o Tabernáculo portátil de Moisés e que serviu como centro da religião judaica onde foram elaboradas regras de sacerdócio e estabelecidos padrões de culto. E a criação das sinagogas também contribui para a unificação deste povo. Um dos elementosfortes no Judaísmo foi o surgimento dos profetas que pregavam as profecias da parte de Deus anunciando os castigos da desobediência para com este.

2


Depois do Exílio da Babilônia houve a unificação das doutrinas mosaicas, o estabelecimento de um cânon das escrituras, enfim o "povo judeu" foi crescendo na Judéia com uma autonomia sob o domínio persa que toma uma importância com a conquista dapalestina por Alexandre Magno que assim que morreu foi dominada pelos ptolomeus e depois pelos selêucidas para depois serem libertados pelos Macabeus onde surgem as ramificações que conhecemos quando nascem o Cristianismo primitivo no caso os fariseus, os caduceus e os essênios.
No primeiro século depois de Cristo os fariseus controlavam as sinagogas e com eles surge o judaísmo rabínico que...
tracking img