Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Kant: O que e esclarecimento
A teoria do conhecimento de Kant − a filosofia transcendental ou idealismo transcendental − teve

como objetivo justificar a possibilidade do conhecimento científico dos séculos XVII e XVIII. Ela

partiu da constatação de que nem o empirismo britânico, nem o racionalismo continental

explicavam satisfatoriamente a ciência. Kant mostrou que, apesar de oconhecimento se

fundamentar na experiência, esta nunca se dá de maneira neutra, pois a ela são impostas as

formas a priori da sensibilidade e do entendimento, características da cognição humana.

Hobbes

Leviatã também diz respeito a obra do cientísta político e jusnaturalista Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 — Hardwick Hall, 4 de dezembro de 1679). Em sua obra, Hobbes afirmava quea "guerra de todos contra todos" (Bellum omnium contra omnes) que caracteriza o então "estado de natureza" só poderia ser superada por um governo central e autoritário. O governo central seria uma espécie de monstro - o Leviatã - que concentraria todo o poder em torno de si, e ordenando todas as decisões da sociedade.

Rooseau

O estado de natureza, tal como concebido por Rousseau, estádescrito principalmente em seu livro Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens.

A definição da natureza humana é um equilíbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. O homem natural é um ser de sensações, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele não pensa e, portanto, é desprovido da imaginação necessária paradesenvolver um desejo que ele não percebe. Estas são as únicas coisas que ele poderia "representar". Então, os desejos do homem no estado de natureza são os desejos de seu corpo. "Seus desejos não passam de suas necessidades físicas, os únicos bens que ele conhece no universo são a alimentação, uma fêmea e o repouso".





Nome: Igor Santos Silva N°: 12 Turma :104

Kant: O que e esclarecimento

Ateoria do conhecimento de Kant − a filosofia transcendental ou idealismo transcendental − teve

como objetivo justificar a possibilidade do conhecimento científico dos séculos XVII e XVIII. Ela

partiu da constatação de que nem o empirismo britânico, nem o racionalismo continental

explicavam satisfatoriamente a ciência. Kant mostrou que, apesar de o conhecimento se

fundamentar naexperiência, esta nunca se dá de maneira neutra, pois a ela são impostas as

formas a priori da sensibilidade e do entendimento, características da cognição humana.

Hobbes

Leviatã também diz respeito a obra do cientísta político e jusnaturalista Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 — Hardwick Hall, 4 de dezembro de 1679). Em sua obra, Hobbes afirmava que a "guerra de todos contra todos"(Bellum omnium contra omnes) que caracteriza o então "estado de natureza" só poderia ser superada por um governo central e autoritário. O governo central seria uma espécie de monstro - o Leviatã - que concentraria todo o poder em torno de si, e ordenando todas as decisões da sociedade.

Rooseau

O estado de natureza, tal como concebido por Rousseau, está descrito principalmente em seulivro Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens.

A definição da natureza humana é um equilíbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. O homem natural é um ser de sensações, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele não pensa e, portanto, é desprovido da imaginação necessária para desenvolver um desejo que ele não percebe.Estas são as únicas coisas que ele poderia "representar". Então, os desejos do homem no estado de natureza são os desejos de seu corpo. "Seus desejos não passam de suas necessidades físicas, os únicos bens que ele conhece no universo são a alimentação, uma fêmea e o repouso".





Nome:Arthur Fernandes Artuso N°:02 Turma: 104

Kant: O que e esclarecimento

A teoria do conhecimento de...
tracking img