Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera
Uniderp de Osasco

Curso de Serviço Social





atividades práticas supervisionadas







Tutor Presencial: Prof.(a) Priscila Jurema

Tutor a distância: Prof.(a) Débora Geraldi

Dórica Soares Cravo

Veronica Cavalcante Lima

Marilene Justino Cardoso Mota









OSASCO
2012
ATPS -ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS  


Serviço Social - 2ª Série


RELATORIO 01


Na percepção para cada questionamento: o mundo é tudo aquilo que constitui a realidade e a realidade indica o modo de ser das coisas existentes fora da mente humana ou independente dela. Observação: assim o oposto de realidade é idealidade que indica o modo de ser daquilo que estana mente e não pode ser ou ainda não foi incorporado ou atualizado nas coisas.
A filosofia, as ciências humanas e sociais possuem uma visão bastante particular do ser humano, ele é como um ser social, cultural e histórico.
O homem na sociedade é a união entre os grupos de humanos vivendo em comunidades com organizações para sua sobrevivência, desenvolvimento de direitos edeveres para buscar seus objetivos e realizar sonhos. Porque é da natureza do homem a sociabilidade.
E essa grande finalidade da vida social é superar a solidão, os perigos e as dificuldades da vida primitiva, com essas finalizações, enraíza as superações da necessidade, na formação do caráter, na reprodução da espécie humana e na troca de experiência. Em contato com outros seres humanos, ohomem se aperfeiçoa os aspectos da cultura, política, trabalho, lazer, entre outros.
E o conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer e serve na vida dos seres humanos para aperfeiçoar a relação do homem com o mundo que vive. O conhecimento tem 3 problemas fundamentais da filosofia: oconhecimento, o ser e o valor.
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas, terem direito a vida, a liberdade, á igualdade perante a lei. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. Pode ser considerado como ato de cidadania não jogar papel na rua, respeitar sinais e placas, respeitar pessoas, não destruir opatrimônio público, não incentivar a exclusão social.
Cidadania é o conjunto de direitos e deveres que regem a vida e o modo de atuação de um individuo na sociedade. É através desta que o individuo pode exercer seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, lutando por melhores garantias, tanto individuais quanto no coletivo que se equilibram a vida em comunidade.Cidadania é o compromisso com a boa qualidade de vida. Cidadania deve ser divulgada através de instituição de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
À medida que eu estudo, trabalho me qualifica e tem um aumento salarial, posso mudar o meu aspecto de vida e de meus familiares e isso vai refletir a minha situação para a sociedade ou ao contrario também, nasoutras áreas também, como nas eleições se na minha comunidade o prefeito desviou a verba na área da saúde, escola, não deu prioridade a moradia, a assistência, iremos sentir como esta a nossa situação de cidadão.
A estratificação social refere-se a uma hierarquia entre os individuo em divisões de poder e riqueza. A estratificação social, classe na renda ou posse de bens materiais fazendocom que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediaria.
O bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de uma vida cidadã, pois o bem estar pessoal compete ao individuo buscar o bem estar para si e sua família através da venda de sua força de trabalho no mercado. Portanto, não é dever do Estado garantir bens e serviços públicos para todos. O individuo que tem um bem estar,...
tracking img