Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Rotildino Avelino

Trabalho

De

Filosofia
Nome:Deisenir e Mariana
Turma: 301

Capítulo:17
A Ètica


O que é a moral?
O termo moral é derivado do latim morale, que significa relativo aos costumes. Pode ser definido também como a aquisição do modo de ser conseguido pela apropriação ou por níveis de apropriação, onde se encontramo caráter, os sentimentos e os costumes. Em alguns dicionários define-se a moral como: os conjuntos de regras, costumes e prescrições a respeito de comportamentos e condutas, que podem ser consideradas válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.Portanto, o termo moral significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos.
Quais são os fundamentos da moral ?
De acordo com kant um grande Filosofo a moral se estabelece a partir do momento que através de umaação todos são beneficiados sem ninguém ter vantagem sobre os outros ou seja é uma ação que pode ser feita universalmente é isso que ele diz na frase ''HAJA DE TAL FORMA QUE A MÁXIMA DE TUA AÇÃO SE TORNE VALOR UNIVERSAL'' mas existem casos que as pessoas agem moralmente para se beneficiarem tipo como se fosse uma troca de favores mas, não é isso uma atitude só é moral guando não há forma você sebeneficiar por cima dos outros um grande exemplo disso (são politicos).
Ex:"Se eu fundamentar minha moral em minha religião, vocês contestarão minha religião em nome de outra religião ou da irreligião (se forem agnósticos ou ateus), e minha moral não passará de uma moral como as outras, de uma moral entre outras, uma moral particular. Só poderei dizer: esta é minha moral, vocês têm a sua, e eu aminha.
Em que se funda a ação moral ?
Quando dizemos a verdade, cumprimos promessas e auxiliamos os necessitados, ou evitamos causar-lhes mal, estamos então engajados a uma conduta moral. Estes exemplos de conduta moral, são de lugar comum, mas algumas ações morais são extraoridnárias e heróicas.Quando as pessoas salvam vidas incorrendo em custos ou riscos pessoais, suas ações entram nacategoria geral de ações morais igualmente.
O que é virtude ? E o vício ?
* Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.
Para o Espírito Emmanuel a virtude é sempre sublime e imorredoura aquisição do Espírito nas estradas da vida, incorporada eternamente aosseus valores, conquistados pelo trabalho no esforço próprio. (Pergunta 253 de O Consolador). Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.
* Muitas pesquisas encontram uma relação direta entre prazer (imediato) e dependência, e o poder de atração para um novo ciclo de prazer-depressão,característico de todas as formas de vício. Dessa forma, a despeito de a configuração deste comportamento ser explicada biologicamente, sua avaliação social é paralela aos conceitos de mau, incorreto, indecente, anti-natural, arriscado, doentio, perigoso, fatal, evidenciando que a construção histórica do conceito aponta sua prática indiscriminada em direção à morte ou grave degradação biológica doindivíduo viciado, ou seja, vício é um conceito composto e indissociável, formado por diversas acepções que se sobrepõem nos campos medicinais ou biológicos, históricos, políticos, antropológicos, econômicos, psicológicos e psicanalíticos, religiosos, éticos e morais e além disso, é um conceito contemporâneo (da forma como o conhecemos) que não existia há algumas décadas, e não pode ser isolado como...
tracking img