Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

FILOSOFIA



Humanismo

Campo Grande, 04 de Setembro de 2012
Introdução

Neste trabalho, iremos comentar um pouco sobre o Humanismo, que é uma forma interessante de ver o mundo. Explicaremos onde surgiu, as principais ideias, os representantes da corrente e as contribuições à sociedade. O Humanismo, deforma geral, tirou o Teocentrismo de lado e colocou o Homem no centro da vida. Com o nosso trabalho, buscaremos entender essa corrente como forma de vida para a fixação do aprendizado, finalizando com uma explicativa conclusão.



Humanismo

O que é Humanismo?
Humanismo é a filosofia moral que colocaos humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde oséculo XIX, o humanismo tem sido associado ao anticlericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.

Origem
O movimento Humanista surgiu no final do século XIV, no final da Idade Média, durante o período da Renascença, como um movimento intelectual, voltado para umaeducação nos moldes clássicos, onde se dava ênfase aos estudos da gramática, retórica, história, poesia e a filosofia moral. O fundador do movimento Humanista foi o poeta italiano Francesco Petrarca (1304-1374), o seu pensamento baseava-se no antropocentrismo, se antes Deus e a igreja eram o centro e guiavam o homem e seus passos, agora é o homem por si só através das mais aprofundadas reflexõesfilosóficas, que posteriormente acabou desencadeando no período do Iluminismo.
Francesco Petrarca (1304-1374)
Principais Ideias
Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma que Deus é o criador destes valores. O homem deveria buscar dentro desi, na sua alma ou consciência, aquilo que ele é e o que ele deve fazer, já que é a sua razão que conhece e julga corretamente sobre os seres. O homem é o único ser capaz de definir o sentido da sua vida e o faz livremente. A partir dos critérios que elabora para guiar sua vida, decide autonomamente por que é que existe no mundo e faz valer o seu sentido. Ele conta apenas consigo mesmo e podeconfiar somente na sua percepção, nos seus sentidos, nos seus critérios, nas suas potencialidades, e assim por diante. A individuação seria, então, a referência do homem em si mesmo. A filosofia humanista, como o próprio nome diz, pensa, concebe e enaltece o homem. Não obstante, o humanismo recebe críticas acerca da sua compreensão de homem e de mundo e, naturalmente, sobre sua concepção deindividuação, muitas vezes mal interpretada e distorcida. Acredita-se que pensar o homem como centro de todas as coisas e enaltecê-lo favorece uma tendência social ao individualismo, ao narcisismo, ao egocentrismo e ao egoísmo. Entende-se que, ao se dizer que o homem apenas pode contar consigo mesmo, se está propondo que se desfaça da noção do coletivo e se concentre no individual. Contudo, a compreensãohumanista de individuação está muito distante desta noção. O homem tem uma tendência natural ao social. Isto por que se compreende um ser de dignidade, de potencialidades e capaz de se autodeterminar.

Compreende, assim, que se possui esses direitos, as outras pessoas também devem ser respeitadas nesses mesmos direitos. Da mesma forma, o homem também se percebe e se constitui a partir da...
tracking img