Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Celq




















Trabalho sobre Lima Barreto
E Monteiro Lobato


























Amambaí - MS
Colégio CelqTrabalho sobre Lima Barreto
E Monteiro Lobato

















Professora: Marta
Alunas: Luana Nobre e Thaís Caroline
N°: 11 e 18
2° ano E.MAmambaí - MS
1. Lima Barreto fazia muitas criticas a sociedade da época, em especial, ao preconceito e as condutas políticas q visavam o favorecimento pessoal. Com base nessas afirmações, assinaleas opções corretas sobre o trecho.

I. Em “venho pedir-lhe um pequeno auxilio, um óbulo, para a festa da Conceição, a nossa padroeira, de cuja irmandade sou tesoureiro”, o escrivão aparece comouma figura publica que tem interesse em se aproveitar do novo morador da região, adquirindo, mediante a sua posição política, ajuda pecuniária para eventos pessoais.

II. Em “O senhor vera com otempo, major. Na nossa terra não se vive senão de política, fora disso, babau! Agora mesmo anda tudo brigado por causa da questão da eleição de deputados...”, a importância da política como único meio dealcançar um objetivo, ressalta a corrupção e a irregularidade do governo.

III. Em “este malandro quer ficar bem com os dous, para depois arranjar-se sem dificuldade. Estava tirando sardinha comMao de gato... Aquilo devia ser um ambicioso matreiro; era preciso cortar as asas daquele estrangeiro, que vinha não se sabe donde!”, esta claro que Policarpo Quaresma é mal interpretado pelo escrivãoque vê em seu distanciamento das rixas políticas um meio para se dar bem.

IV. Em “o major ficou a pensar no interesse estranho que essa gente punha nas lutas políticas, nessas tricas eleitorais,como se nelas houvesse qualquer cousa de vital e importante”, Policarpo Quaresma esta dissimulando sua verdadeira opinião, pois acredita que todas as pessoas devem se envolver nas causas locais para...
tracking img