Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1°) QUE RELAÇÃO PODEMOS FAZER ENTRE FILOSOFIA E TECNOLOGIA? (FUNDAMENTE A RESPOSTA)
A tecnologia, fruto da Razão Instrumental, é hoje um grande desafio para o homem,pois, embora para muitos seja o ápice da Razão Humana, representa, a o c o n t r á r i o , s u a r o b o t i z a ç ã o e desumanização, negando o homem comopessoa, impedindo o surgimento de sua singularidade, esvaziando-o de si mesmo ao controlar e “ditar” as regras econômicas, políticas e sociais. Para superar esse desafio, ohomem deverá resgatar a Razão Indagadora, surgida desde Sócrates, que o fará questionar esta situação, possibilitando a instauração de uma vida ou organização social eeconômica harmoniosa e justa que o torne senhor de si mesmo, na medida em que manterá o controle desta técnica em benefício de toda a humanidade. Direcionando-a para oBem Comum, o homem deixará de ser dominado por ela, e reassumirá sua capacidade de agir sem recorrer a um instrumento externo - a tecnologia - e viverá a partir do Poderde sua Razão Comunicativa ou Argumentativa.
A necessidade de criação de uma nova consciência devido à transformação, pela civilização tecnológica, da ConsciênciaModerna, do Sujeito ou do Indivíduo como transformador e explicador deste mundo, explicitado pelo surgimento da Ciência Moderna em uma Razão Calculadora ou Instrumental.2º) O HOMEM COMO SER DE RELAÇÕES:
a) EXPLIQUE EM QUE CONSISTE A SUBJETIVIDADE HUMANA.
b) POR QUE O HOMEM É UM SER SOCIÁVEL? QUAIS SÃO OS FUNDAMENTOS DA SOCIEDADE HUMANA?3°) COMENTE A SEGUINTE EXPRESSÃO: "O HOMEM, SATÃ DA TERRA".
4°) QUE FUNDAMENTOS PODEMOS DESTACAR DAS TEORIAS DA CRIAÇÃO E DA EVOLUÇÃO NUMA SOCIEDADE SECULARIZADA?
tracking img