Trabalho de Filosofia - Mytos e dóxa

1054 palavras 5 páginas
Escola de História – 1º período
1. O que significa dizer que a existência humana pertence ao mundo através da linguagem? A existência humana pertence ao mundo pelo poder da linguagem, pois é na e pela linguagem que o homem se torna um ser pensante. A linguagem faz com que a realidade se manifeste e assuma identidades e diferenças. A relação entre linguagem e realidade se dá através do saber relacionado às coisas, aos outros e a si mesmo, pois a linguagem é o nosso meio de acesso ao mundo e ao pensamento. Sabe-se que, pela linguagem, o homem é capaz de tornar o seu meio um símbolo de mundo, porque é o único ser que precisa dizer e ser dito. Se entendermos que a linguagem transforma o real, teremos, afinal, entendido que através dela podemos dizer, mostrar e transformar a própria condição humana.
2. Explicite de que modo o mythos concebeu a essência da linguagem ou a manifestação primordial da unidade entre ser e palavra: A palavra ”mythos” vem do verbo “mytheo” e significa narrar. Através da prática da narração, os mitos revelam por quem e por que as coisas foram feitas e em quais circunstâncias se deram. A tradição mitopoética é o modo mais antigo de relacionar linguagem e realidade, fazendo com que esta última configure o seu sentido. As narrativas míticas são ditos que contam como o homem e o mundo são hoje devido aos eventos da origem e determinam a relação do homem com a realidade do real. A expressão “mythos” denota a essência da palavra ou da linguagem, pois remete-nos ao primordial, já que revela o real e o dito antes de tudo o mais.

4. De que forma a palavra mítica pertence a um mundo a-histórico e, portanto, sem crise? Por ser o mito sempre um relato das origens com finalidade instauradora, sua produção determina o tempo como um agora permanente que se mantém, de alguma forma, no tempo das origens, isto é, não há uma linearidade nem uma progressão e, sim, um ciclo contínuo de um tempo único, caracterizando-se como a-histórico. O homem mítico

Relacionados

  • Anais Do VIII Coloquio Habermas
    264943 palavras | 1060 páginas