Trabalho de filosofia - anaximandro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Anaximandro, a figura mais imponente dos físicos milesianos, o único de cuja concepção do mundo, podemos obter uma representação exata. Nele se revela a prodigiosa amplitude do pensamento jônico. Foi ele quem primeiro criou uma imagem do mundo de verdadeira profundidade metafísica e rigorosa unidade arquitetônica. Foi ele também o criador do primeiro mapa da Terra e da geografiacientífica. Remonta igualmente aos tempos da filosofia nascida em Mileto a origem da Matemática grega.
A concepção da Terra e do mundo em Anaximandro é uma vitória do espírito geométrico. É o símbolo visível da monumentalidade proporcional, própria do pensamento e da essência total do homem arcaico. O mundo de Anaximandro é construído segundo rigorosas proporções matemáticas. O disco terrestre daconcepção homérica não passa de uma representação ilusória. Na realidade, o caminho diário do Sol do Oriente para o Ocidente passa por baixo da Terra, de modo a reaparecer no Oriente, no seu ponto de partida. O mundo não é, assim, uma meia esfera, mas uma esfera completa, em cujo centro se situa a Terra. São circulares não só o caminho do Sol, mas também o da Lua e das estrelas. O círculo do Sol é omais exterior e mede 27 vezes o diâmetro da terra. O círculo das estrelas fixas é o mais baixo.
O texto que nos serve de testemunho está danificado neste lugar; no entanto é evidente que esse círculo atinge 9 vezes o diâmetro da Terra. E o diâmetro da Terra tem 3 vezes a sua altura, pois a Terra tem a forma de um cilindro achatado. Não se apóia numa base sólida nem cresce para o ar, como umaárvore, a partir de raízes invisíveis e profundas. Está suspensa no espaço do mundo. Não é a pressão do ar que a sustenta. Conserva-se em equilíbrio porque se acha, de ambos os lados, a igual distancia da esfera celeste.
Esta transposição espiritual está ligada à transposição análoga dos conceitos de cosmos, dike e tisis, originários da vida jurídica, para o acontecer natural. O fragmento de Anaximandropermite-nos obter uma visão profunda do desenvolvimento do problema da causalidade a partir do problema teológico. A sua Dike é o princípio do processo de projeção da polis no universo. É certo que nos pensadores jônicos não encontramos uma transposição expressa da ordenação do mundo e da vida do Homem para o ser das coisas não humanas. Não podia acontecer isso, porque as suas investigaçõesprescindiam totalmente das coisas humanas e visavam exclusivamente a determinação do fundamento eterno das coisas.

Desenvolvimento

Filósofo pré-socrático da escola jônica, geógrafo, astrônomo e político grego nascido em Mileto, em grego Yeniköy, na Jônia, colônia grega na Ásia Menor, na antiga Fenícia, hoje na Turquia, discípulo e sucessor de Tales, considerado o fundador da astronomia e oprimeiro pensador a desenvolver uma cosmologia ou visão filosófica sistemática do mundo Anaximandro  viveu o período de  610 - 547 a.C. foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo pré-Socrático; discípulo de Tales, seguiu a escola jônica. Os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro intitulado Sobre a Natureza; contudo, essa obra se perdeu. Atribui-se a Anaximandro aconfecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do Gnômon relógio solar e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude é o iniciador da astronomia grega. também da chamada Escola de Mileto e aproximadamente catorze anos mais jovem aproximadamente de 610 a.C. Anaximandro foi além de seu antecessor Tales, e proporcionou uma explicação mais sofisticada,postulando que o universo era eterno e infinito em extensão e seu centro era ocupado pela terra. Geógrafo, matemático, astrônomo e político. Os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro intitulado “Sobre a Natureza”; contudo, infelizmente, esse livro se perdeu.
Anaximandro identifica a “arché” não mais em um elemento natural, como em a água de Tales, mas no a-peiron, termo...
tracking img