Trabalho de filisofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Por que a administração de empresas precisa buscar, sempre, mais conhecimentos em sua área específica e em outras, como por exemplo, em Filosofia? 4
2.2 E que forma o pensamento crítico poderá ser útil na resolução de problemas no dia-a-dia da empresa? 5
2.3 Ser um administrador ético faz a diferença! Portanto, qual é a importância de seconhecer os fundamentos éticos, ou seja, conhecer a ética teoricamente para administrador de empresa? 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9


1 INTRODUÇÃO
Tudo aquilo se busca entender, conhecer, fundamentar deve ser realizado através de um conceito, ou seja, o conceito é a forma de se apresentar o significado daquilo que se pretende descrever, pois conceito pode ser definido como umaunidade de pensamento, de comunicação e de conhecimento, este último é remete ao assunto que será abordado, neste trabalho, pois o mesmo quer definir a administração por competência e conhecimento, tem que estar muito bem estruturada, é essencial que se discuta o pensamento critico fundamentos éticos e conceito de filosofia, para que ocorra uma fundamentação teórica sobre o assunto aqui abordado que é,Administração de Empresa.

Palavras-chave: Administração. Pensamentos Críticos. Fundamentos Éticos e Filosofia.


2 DESENVOLVIMENTO
2.1 POR QUE A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PRECISA BUSCAR, SEMPRE, MAIS CONHECIMENTOS EM SUA ÁREA ESPECÍFICA E EM OUTRAS, COMO POR EXEMPLO, EM FILOSOFIA?


A administração recorre à Filosofia como recurso na busca de elementos e critérios para tecerregulamentos e normas. Elaborar é próprio da filosofia, ser capaz de transpor obstáculos superando o senso comum e promovendo o senso crítico. Fazendo uma análise entre burocracia e tecnocracia, percebeu-se que suas ligações serviram a interesses políticos como instrumentos de comunicação e controle do Estado. A palavra burocracia teve no grego sua origem e foi substituída posteriormente pelo termotecnocracia. O homem, no decorrer da história, sempre buscou sua liberdade e exigiu seus direitos estabelecendo normas e regras à medida que a sociedade se tornou mais complexa. Segundo alguns filósofos, um administrador ter que ter esta visão de um todo, e assim também encontrara soluções para os problemas do dia-a-dia.
O administrador tem que ter conhecimento de todos os setores da empresa, paraque ele possa enxergar as deficiências, os problemas novos. E também buscar conhecimento entre outras áreas como Filosofia, Psicologia, Sociologia, enfim tudo que pode acrescentar seu conhecimento para ser sempre o melhor administrador em sua área específica. Assim segundo algumas gestões ou teorias, temos entendimentos que favorece ao administrador em outra área, como a holística.

Segundo aGestão holística: Holística derivada da palavra holismo do prefixo hol (o) - + - ismo: que significa na filosofia a tendência, que se supõe seja própria do Universo, a sintetizar unidades em totalidades organizadas. Teoria segundo a qual o homem é um todo indivisível, e que não pode ser explicado pelos seus distintos componentes (físico, psicológico ou psíquico), considerados separadamente;holística. A gestão holística é vista como abordagem que considera interação da vida no trabalho com a vida particular, enfocando três dimensões do ser: corpo mente e espírito (NUNES, 2006).

Assim a gestão holística é a que resgata a idéia de ligação, junção de todas as partes do meio da administração em um sistema que envolve abordagens que enfocam o bem-estar das organizações. Onde os administradoresrefletem sobre a sua forma de enxergar o indivíduo dentro de seu sistema funcional, propondo a estes melhorias tanto no setor financeiro como intelectual, hoje a razão da gestão holística na organização é a redução de custos com recrutamento e a posse de talentos. Gestão holística deve investir no prazer intelectual, vendo o funcionário como potencial humano e não recursos humanos, garantindo...
tracking img