TRABALHO DE FILISOFIA E FILOSOFIA DA EDUCA O

291 palavras 2 páginas
TRABALHO DE FILISOFIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Questionários?
1) Em que sentido o mito ainda faz parte da vida contemporânea ?Identifique na nossa cultura, o caráter mítico do fenômeno como o carnaval, o futebol, as comemorações (casamento, formatura, etc.).
R: Faz parte no sentido de que nós constantemente o sobre natural, tradição, irracional, irrefletido, vivemos constantemente. O carnaval tem certas normas como a tradição, a coletividade e o futebol também por ser uma forma de tradição, que muitas vezes pode ter situações de coletividade, irracional. O casamento é uma tradição e o poder da coletividade.
2) Explique as semelhanças e as diferenças existentes entre as seguintes abordagens do real
a) Ciência e Filosofia;
b) Senso comum e bom senso;
c) Bom senso e filosofia
Respostas:
a) R: Semelhanças: A filosofia se assemelha a ciência por ser racional e por não acreditar em nada por boa fé. Razão, sistematização, universalidade e reflexão.
R: Diferenças:
Ciência e Filosofia são bem distintas entre si. A ciência = teste é caracterizada por um conjunto metódico de conhecimento, pelo fato do cientista saber aonde quer chegar pela observação e da experiência em vários setores da vida, a ciência só emprega o que se pode provar e só é bem sucedida por impor limites aonde quer se chegar e a filosofia=metafísica é uma ciência abstrata, são teorias buscadas para provar algo, requer o pensar, o buscar a sabedoria é o amor, é um fim em si mesma e porque não limita o seu campo de investigação.
b) R: Semelhanças: O senso comum quanto o bom senso, se assemelham por terem a sua verdade, são expressões que se equivalem. Assistemáticos, particularidade
R: Diferenças: O senso comum=repetição, irrefletido é o conhecimento herdado por um grupo social é a...

Relacionados

  • Didacti
    5673 palavras | 23 páginas
  • A formação do símbolo na criança
    161319 palavras | 646 páginas
  • Livro Jean Piajet
    161468 palavras | 646 páginas