Trabalho de farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Buspirona

Introdução
5-hidroxitriptamina:
É encontrada no trato gastrintestinal e no SNC, também funciona tanto como um neurotransmissor quanto um hormônio local no sistema vascular periférico.
Ações importantes:
* Aumento da motilidade gastrintestinal.
* Contração dos músculos lisos (brônquios, útero).
* Vasoconstrição/vasodilatação
* Agregação plaquetária.
*Estimulação de terminações nervosas nociceptivas periféricas.
* Excitação/inibição de neurônios do sistema nervoso central.
Quanto aos receptores da 5-hidroxitriptamina, existem diferentes tipos, falaremos a seguir do tipo 5-HT1, mas especificamente do subtipo 5-HT1A
Receptores 5-HT1A: São auto-receptores inibitórios que reduzem a liberação de 5-HT e de outros mediadores. Também inibem a atividadedos neurônios noradrenérgicos do locus coeruleus e, deste modo, interferem nas reações de despertar. É particularmente importante no cérebro, em relação ao humor e comportamento.
Mecanismo de ação: Agonista dos receptores 5-HT1A.
Usos clínicos: Ansiolítico, mas não notavelmente sedativo. Esses efeitos ansiolíticos levam dias ou semanas para desenvolver-se.
Efeitos adversos: Náusea; tontura;cefaléia e agitação.
Obs.: A buspirona é ineficaz em controlar crises de pânico ou estados de ansiedade graves.

Zolpidem

Introdução
Receptores GABAA ômega 1
Acredita-se que os receptores GABAA ômega 1 estão localizadas no sistema nervoso central e modula a abertura de um canal de cloro, levando a hiperpolarização da célula.
Agonistas seletivos GABAA ômega 1 exercem um efeito hipnótico. Nãopossuem ação ansiolítica, anti-convulsivantes ou miorelaxante
Mecanismo de ação: Agonista seletivo dos receptores GABA ômega 1 (também chamado BZ1-benzodiazepina 1).
Uso clínico: Hipnótico
Efeitos adversos: Sonolência no dia seguinte; fadiga; irritabilidade; cefaléia e amnésia no dia seguinte. Comparado aos benzodiazepínicos tem menor potencial de efeitos adversos.
Obs.: 1. Pode ocorrerdepressão respiratória, se forem ingeridas grandes doses de Zolpidem com outros depressores do SNC, incluindo etanol.
2. As ações do Zolpidem são antagonizadas pelo fumazenil.

Fármacos antidepressivos

Tricíclicos
Mecanismo de ação: Bloqueiam a recaptura de aminas, principalmente a noradrenalina (NA) e serotonina (5-HT), e em menor grau da dopamina.
Eles atuam também atuam nos receptoresmuscarínicos, histamínicos e adrenérgicos. Essas ações não se correlacionam necessariamente com efeito antidepressivo, mas com efeitos colaterais. O bloqueio do receptor 5-HT1 contribuiria para o efeito terapêutico.
Exemplos: Imipramina, clomipramina, amitriptilina e doxepina.
Usos clínicos: Depressão endógena moderada a grave; pânico e transtornos relacionados; dor neuropática; tratamento por curtoprazo de enurese noturna em crianças com mais idade (a partir dos 5 anos e com prévia exclusão de causas orgânicas).
Efeitos adversos: Efeitos anticolinesterásicos (boca seca, visão turva, constipação intestinal e retenção urinária); hipotensão postural; sedação.
Super dosagem -> Excitação; delírio; convulsões; coma; depressão respiratória e midríase. Também podem ocorrer arritmiasventriculares, podendo levar a morte súbita de causa cardíaca.
Obs.: 1. Os ADTs têm inicio de ação lento, para concluir que o fármaco não esta fazendo efeito, deve-se ter pelo menos 4-6 semanas de uso. Para a retirada do fármaco deve-se fazer o desmame.
2. Não se deve administrar junto com os seguintes fármacos: álcool, anestésicos, hipotensores, antiinflamatórios não esteroidais e inibidores da IMAO.Pois pode ocorrer interação.
3. Em indivíduos sem depressão, os ADTs causam sedação, confusão e falta de coordenação motora.
Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISCSs)
Atualmente são os anti-depressivos mais comumente prescritos, pois causam menos efeitos adversos anticolinérgicos e são menos perigosos nas super dosagens.
Mecanismo de ação: Inibidores seletivos da recaptação de...
tracking img