Trabalho de etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisar sobre a Carta dos Direitos dos Usuários dos serviços de saúde: site www.saude.gov.br/bvs .
Analisar os seguintes casos:

1-O paciente JMS de 32 anos em acompanhamento na Oncologiaeproctologia, não consegue iniciar a quimioterapia pois seu prontuário não é encontrado e nem sabe informar o nome de seu médico.
Seus direitos foram lesados? Quais?

Seus direitos foram sim lesados poisno Primeiro Principio Artigo 8 diz que a garantia de acessibilidade implica o fim das barreiras arquitetônicas e de comunicabilidade, oferecendo condição de atendimento adequadas. No caso não houveuma programação, e possível falha de comunicação, para que o prontuário do paciente estivesse disponível.
Já no Segundo Principio Artigo 1 diz: é direito do cidadão, atendimento com presteza, etecnologias apropriadas, no caso não houve presteza no atendimento.

2- Um paciente idoso vai até a Ouvidoria registrar queixa por não ter sido o primeiro a ser atendido na fila porque havia pacientes demaca que passaram a frente. A sua queixa procede? Analise se ele está correto ou não em registrar sua queixa.
É direito do paciente prestar a queixa, porem no Primeiro principio Artigo 5 diz que:quando houver limitação circunstancial na capacidade de atendimento ... a prioridade deve ser baseada em critérios de vulnerabilidade clinica e social. Talvez não houve uma comunicação entre o gestorpara com o paciente do porque pacientes foram passados na sua frente, porem esses pacientes poderiam ter um grau de complexidade maior que o seu.

3-O paciente MSA de 55 anos teve seu procedimentocirúrgico cancelado pela 4ªvez e não sabe os motivos do cancelamento nem para quando sua cirurgia será remarcada. Na porta do Centro Cirúrgico ofende a todos os profissionais que ali estão. Em relação aseus direitos o mesmo foi lesado em qual principio da Carta. E quanto a seus deveres? Agiu corretamente?
Quanto aos direitos: é direito do paciente saber o porque do cancelamento de sua cirurgia, e...
tracking img