Trabalho de etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O comportamento moral varia no tempo e no espaço

A educação é, todavia, vulnerável a um meio ambiente adverso, especialmente se é ministrada com deficiências ou se enseja espaçospara incompreensões.
O meio em que se vive tende a influir sobre nossa consciência, necessário sendo um esforço para conviver em todas as esferas, sem, todavia, deformar nosso caráter.(Antonio Lopes de Sá, Ética profissional pg. 49)

Autonomia ética

Sem perder sua autonomia, a ética tem, por conseguinte, ligações muito fortes com as doutrinas mentais e espirituais,pois, em verdade, são fontes de conhecimentos que interessam diretamente a analise das virtudes.

O Farisaísmo
Farisaísmo é o nome de um movimento religioso do judaís-mo, a maisimportante das três principais correntes em que se dividiram os judeus da Palestina, sob a ocupação
romana( séc. I a.C -- séc. I d.C.). ( As outras correntes eram: os saduceus e osessênios). A palavra ¨fariseu¨ significa ¨separado¨. Os fariseus, em termos religiosos, aspiravam
um rigor e uma pureza absoluta, especialmente em maté-ria de liturgia.
O caráter histórico esocial da moral
A fim de garantir a sobrevivência, o homem submete a natureza por meio do trabalho.
Por que a ação coletiva se torne possível, surge a moral, com a finalidade de organizar asrelações entre os indivíduos. É de tal importância a existência do mundo moral que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras. Uma das característicasfundamentais do homem é ser capaz de produzir proibições.
O comportamento moral varia de acordo com o tempo e o lugar, conforme as
exigências das condições nas quais os homens se organizam aoestabelecerem as formas
efetivas e práticas de trabalho. Cada vez que as relações de produção são alteradas, sobrevêm
modificações nas exigências das normas de comportamento coletivo.
tracking img