Trabalho de etica de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 - CAPÍTULO I
Código de Ética
2.1 -Preâmbulo
A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida.
O aprimoramentodo comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo cientifico e politico.
O código de Ética dos profissionais de enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades,deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de enfermagem.
O código de ética dos profissionais de enfermagem leva em consideração a necessidade e o a necessidade e o a necessidade e o direito de assistência em enfermagem da população os interesses do profissionalão os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõeque os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população.
2.2 - Princípios Fundamentais
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e emconsonância com os preceitos éticos e legais.
O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das politicas públias de saúde e ambientais, que garantam a universialidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia daspessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização politico-administrativa dos serviços de saúde.
O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.O profissional de enfermagem exerce sua atividades com competência para a promoção da saúde do ser humano na sua integridade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.



3
3 - CAPÍTULO II
3.1 – Capítulo I – Das relações profissionais
3.1.1 – Direitos
Art.1º - Exercer a Enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressuspostos e princípios legais, éticos e dosdireitos humanos.
Art. 2º - Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional.
Art. 3º - Apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissionais e à defesa dos direitos e interesses da categoria e da sociedade.
Art. 4º - Obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão por meio do Conselho Regional de Enfermagem.
3.1.2– Responsabilidades e Deveres
Art. 5º - Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
Art. 6º - Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
Art. 7º - Comunicar ao COREN e ao órgãos competentes, fatos que infrinjamdispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
3.1.3 – Proibições
Art. 8º - Promover e ser conivente com a injúria calúnia e difamação de membro da Equipe de Enfermagem Equipe de Saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições.
Art. 9º - Praticar e/ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato, que infrinja...
tracking img