Trabalho de estagio em clinica de pacientes renais cronicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Intenciono com este relatório de estagio supervisionado apresentar, de forma ainda preliminar, para a discussão profissional, uma experiência recente do serviço social da saúde e sua relação profissional com pacientes renais crônicos da Clinica de Nefrologia Santa Rita em São Paulo.
O estágio é o momento em que desenvolvemos na prática todo o aprendizado teórico adquirido,proporciona ao acadêmico uma percepção diferente, ao caráter reflexivo, no qual coloca o acadêmico frente às constantes do dia-a-dia profissional para que este possa, a partir do conhecimento adquirido, compreender bem o contexto da profissão que irá exercer.
Dessa forma evidencia-se o estágio como uma estratégia reflexiva da formação e atuação profissional que complementa o processo deensino/aprendizagem, dando ênfase à prática, consiste na preparação do acadêmico, em relação ao Serviço Social, a reconhecer os valores humanos e a compreender e acreditar no potencial do homem, possibilitando uma visão crítica e inovadora, diante da vida em sociedade.
FAZENDA, (1994) diz que o estágio deverá proporcionar o engajamento do estagiário na realidade, para que este possa perceber os desafios que acarreira profissional lhe oferecerá e este possa assim, refletir maduramente sobre a profissão que vai assumir.
Portanto trata-se de uma grande experiência para a formação acadêmica e profissional. Constitui-se em uma atividade necessária para o desenvolvimento de competências exigidas na prática de uma futura profissão.
OBJETIVO GERAL








ESPECÍFICOS
1. Analisar a realidadesocial da assistência social;
2. Identificar as diversas manifestações da questão social que emergem o cotidiano da prática;
3. Desenvolver postura ética e propositiva em face à instituição e o paciente;
4. Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe multidisciplinar e interdisciplinar;
5. Levantamento de necessidades sociais e conhecimento institucional;
6. Ênfase no diagnóstico sócioinstitucional e na elaboração do(s) projeto(s) de ação profissional;
7. Estudos de demandas e elaboração de registros técnicos;
8. Vivência do planejamento no âmbito dos processos de trabalho do Serviço Social (metodologias e procedimentos);
9. Articulação permanente no campo de estágio dos conceitos teóricos estudados nas demais unidades didáticas do currículo do curso.


A ORGANIZAÇÃO GERALa) Identificação da Instituição.

Nome do órgão: Clinica de Nefrologia Santa Rita
Endereço: Rua: Cubatão, 1043 Vila Mariana São Paulo - SP
Telefone: (19) 5575-5357
Fax: (19) 5575-5357
Cep:
E-mail:



b) Descrever e analisar a realidade da organização.

1. O espaço institucional

No atendimento individual o paciente e ou a família é recebido em uma sala - consultório para tratar deassuntos individuais; ao contrário dos atendimentos realizados nas salas de hemodiálises que serão desenvolvidos assuntos coletivos e ou trabalhos educativos ligados a área da saúde e direitos dos pacientes.
2. O Tempo – os horários – Varia de situações e complexidade do problema apresentado pelo paciente ao serviço social.

3. A organização

As relações de poder implicam, não sódelimitação do território e do tempo, mas também estabelecimento de normas e oposição a elas por movimentos organizados. Em geral o paciente é tratado de forma fragmentada.
O Ministério da saúde coloca como desafio para os últimos séculos, no campo da saúde constituir-se como um campo de construção de práticas cuidadoras, dentro do qual o modo médico de agir tornou-se hegemônico. Para superar as limitaçõesatuais que essa orientação impõe, o processo de trabalho deve ser reorganizado de modo a possibilitar a produção de atos cuidadores eficazes, avaliados a partir de resultados (cura, promoção e proteção).

O espaço político de controle e manutenção da força de trabalho é também um “um lugar de competição” (Faleiros, 1979:145) vinculando ao desenvolvimento da hegemonia da classe dominante....
tracking img