Trabalho de esquizofrenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
F 20 Esquizofrenia

Esquizofrenia é uma doença mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na área dopensamento, percepção e emoções, causando marcados prejuízos ocupacionais, na vida de relações interpessoais e familiares.

F 20.1 Esquizofrenia hebefrênica ou desorganizada
Forma deesquizofrenia caracterizada pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as idéias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias, o comportamento é irresponsável e imprevisível; existemfreqüentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado. O pensamento é desorganizado e o discurso incoerente. Há uma tendência ao isolamento social. Geralmente o prognóstico é desfavoráveldevido ao rápido desenvolvimento de sintomas “negativos”, particularmente um embotamento do afeto e perda da volição.
F 20.2 Esquizofrenia catatônica

Sua principal característica é uma acentuadaperturbação da função motora, podendo envolver estupor, negativismo, rigidez, excitação ou posturas bizarras. O paciente costuma apresentar rápida alternância entre extremos de excitação e estupor.Ascaracterísticas associadas incluem estereotipias, maneirismos e flexibilidade cérea, sendo o mutismo particularmente comum .Durante o estupor ou a excitação catatônica, exige-se supervisão constantepara impedir que machuque a si mesmo ou a terceiros. Pode ser necessário atendimento medico devido a desnutrição, exaustão, hiperpirexia ou autolesões.

F 21 Transtorno esquizotípico
Transtornocaracterizado por um comportamento excêntrico e por anomalias do pensamento e do afeto que se assemelham àquelas da esquizofrenia, mas não há em nenhum momento da evolução qualquer anomaliaesquizofrênica manifesta ou característica. A sintomatologia pode comportar um afeto frio ou inapropriado, anedonia; um comportamento estranho ou excêntrico; uma tendência ao retraimento social; idéias...
tracking img