Trabalho de esquistossomose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esquistossomose

Esquistossomose ou bilharziose é a doença provocada por um parasita, o esquistossomo (gênero Schistosoma). São três as espécies que atacam o homem:
* S. haematobium, agente daesquistossomose vesical;
* S. mansoni, responsável pela esquistossomose intestinal; e
* S. japonicum, encontrada no Extremo Oriente e responsável por uma esquistossomose arteriovenosa, amais grave delas. Várias outras espécies desse gênero parasitam outros mamíferos e mesmo o homem.
O esquistossoma é um verme da classe dos trematódeos, de sexos separados, e pode medir mais de umcentímetro de comprimento. Quando adulto, vive no sistema venoso abdominal do homem, onde se fixa por meio de ventosas.
O Brasil é um dos maiores focos endêmicos da esquistossomose intestinal, oumansônica, com mais de seis milhões de indivíduos infectados, principalmente em Minas Gerais e Bahia. A doença é de notificação obrigatória às autoridades sanitárias.

Contaminação

As fezes e urina deuma pessoa já contaminada pelo parasita Schistossoma mansoni são jogadas em algum rio,lagoa, qualquer lugar que possua água doce, os ovos contidos nas fezes ou urina que logo após evoluem para larvas,que se alojam e se desenvolvem em caramujos. Estes caramujos liberam a larva adulta, que permanece na água e contamina a pessoa. Quando entram no sistema venoso da pessoa esses parasitas começam acrescer até chega a um tamanho de 1 a 2cm de comprimento, que se reproduzem e eliminam seus ovos. Esse desenvolvimento dentro da pessoa demora aproximadamente 6 semanas e é chamada de período deincubação. Depois de chegar a forma adulta e reprodutora e no seu habitat final (sistema venoso), a liberação de ovos pela pessoa contaminada pode durar muitos anos.

Sintomas

Enquanto a contaminaçãopela esquistossomose está ocorrendo um reação alérgica com coceira e vermelhidão na pele pode ocorrer causada pela penetração do parasita. Depois de 4 a 8 semanas após a contaminação começam a...
tracking img