Trabalho de enzimologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC
CURSO DE FARMÁCIA

André Gonçalves
Franciana Braga
Júlia Ádriane
Leandro Fabrino
Levanildo Batista
Nilton César
Paula da Silva

TRABALHO DE ENZIMOLOGIA

GOVERNADOR VALADARES
2012
André Gonçalves
Franciana Braga
Júlia Ádriane
Leandro Fabrino
Levanildo Batista
Nilton César
Paula da Silva

TRABALHO DE ENZIMOLOGIA

Trabalhoapresentado à disciplina de ENZIMOLOGIA da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC de Governador Valadares para fins de aprimoramento acadêmico e avaliação.
Professor: ZEINA

GOVERNADOR VALADARES
2012

A Enzimologia Industrial no contexto Brasileiro

Introdução
As enzimas são catalisadores que tornam as reações bilhões de vezes mais rápidas. O estudo e a aplicação das enzimas têmvindo a ganhar importância em diversas áreas da medicina, indústria farmacêutica, alimentar, etc.
A biotecnologia vem paulatinamente avançando em vários ramos da atividade industrial, por representar uma forma segura e econômica de produção. Têm sido igualmente considerada, em anos recentes, como uma das opções mais atrativas e de maior potencial na solução dos problemas de alimentação, saúde,energia e contaminação ambiental, cujas complexidades e magnitudes crescem dia a dia. Além disso, as condições brandas de processo envolvendo processos biotecnológicos implicam geralmente em danos mínimos ao meio ambiente e condição quase isenta de subprodutos indesejáveis.
Entre os processos biotecnológicos, aqueles que utilizam enzimas estão entre os de maior importância. As possibilidades deaplicação são infindáveis, desde a recuperação de petróleo até em áreas como viagens espaciais, passando pelas indústrias químicas, de alimentos, farmacêutica, entre outras. Atualmente, o uso de enzimas na produção de cerveja, vinho, pão, queijos, produtos cárneos, têxteis, couro e papel, assim como em detergentes biodegradáveis é comum em todo o mundo. No campo da medicina, a terapêutica enzimática vemtendo uma rápida expansão, em tratamentos como câncer e moléstias cardiovasculares.
O advento das enzimas imobilizadas abriu novo e promissores campos de atuação. Como exemplos podem citar os eletrodos enzimáticos que proporcionam um número muito maior de análises em curtos espaços de tempo, característica esta muito valiosa para a moderna indústria biotecnológica, e a reutilização da enzima portempos prolongados de processo, implicando numa grande redução de custos.
No entanto, as enzimas são muito específicas e sua ação catalítica dependente das condições de processo. Portanto, a escolha da enzima certa para obtenção do produto desejado, assim como as condições de aplicação e a tecnologia utilizada não podem ser feitas ao acaso, com riscos de colapso total do processo Ao técnico ouengenheiro cabe investir mais tempo na compreensão do processo, na avaliação das possibilidades de alternativas tecnológicas, nas potencialidades de melhora e otimização de seu processo, nas vias de reciclo de matéria prima valiosa a fim de diminuir custos e no design de plantas mais eficientes.

Desenvolvimento
Imagine um mundo em câmera lenta! Tudo bem devagar, quase parando! Terrível, não?Pois este seria o nosso mundo se não existissem certas moléculas chamadas: ENZIMAS. Talvez você esteja se perguntando: como assim? Pois bem, esta resposta e outras mais, você encontrará percorrendo comigo o fascinante caminho da ENZIMOLOGIA. CONCEITO: En? Significa dentro. Zima ? Significa levedura. Enzima = dentro da levedura. As enzimas foram descobertas no século XIX, aparentemente por Pasteurque fez suas primeiras experiências com essas substâncias observando a fermentação do açúcar em álcool pelas leveduras.

Por isso o termo ficou assim! Hoje, a ciência que estuda o universo das enzimas chama-se ENZIMOLOGIA e segundo ela, Enzimas são substâncias orgânicas, geralmente de natureza protéica, que consistem em longas cadeias de aminoácidos unidas por ligações de peptídeos....
tracking img