Trabalho de empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO

Estudo dirigido aos alunos de Comex

DOCENTE: Profª Saionara Branco Bolson
DISCENTE: Bruno Leonardo de Oliveira Paulino

Natal / RN
2013

SUMÁRIOORIGEM..................................................................................................3
DEFINIÇÃO..............................................................................................3
ANÁLISE HISTÓRICA................................................................................4
O PERFIL EMPREENDEDOR......................................................................5
EMPREENDEDORISMO NOBRASIL...........................................................8
DEFINIÇÃO DA PALAVRA.........................................................................9
CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS..................................................10
REFERÊNCIAS.........................................................................................13

ORIGEM DE EMPREENDEDORISMO
A raiz da palavra “empreendedor” remete-nos há 800 anos, com o verbofrancês entreprendre, que significa “fazer algo”. Uma das primeiras definições da palavra “empreendedor” foi elaborada no início do século XIX pelo economista francês J.B. Say, como aquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”.
Entre os economistas modernos, quem mais se debruçou sobre o temafoi Joseph Schumpeter em 1945, que teve grande influência sobre o desenvolvimento da teoria e prática do empreendedorismo. Em seus estudos, ele o descreve como a “máquina propulsora do desenvolvimento da economia. A inovação trazida pelo empreendedorismo permite ao sistema econômico renovar-se e progredir constantemente”. Ainda segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui ashabilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.
Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com PeterDrucker foi introduzido o conceito de risco, onde uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de “Intra-empreendedor”, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.

DEFINIÇÃO
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico,empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos esociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

ANÁLISE HISTÓRICA
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu naFrança por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir. O termo “entrepreneur” foi incorporado à língua inglesa no início do século XIX.
Na idade média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esses indivíduos não assumiam...
tracking img