Trabalho de Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
ETB – Escolas Técnicas do Brasil
Curso Técnico em Eletrônica




Wesley Roberto da Cruz




História de um grande empreendedor Silvio Santos













Jundiaí
2015
Wesley Roberto da Cruz






História de um grande empreendedor Silvio Santos







Trabalho apresentado a disciplina de Ética e empreendedorismo como requisito de avaliação.
Orientador: Francis Matos








Jundiaí
2015AGRADECIMENTO

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”.
Mateus 6:33






















LISTA DE SIGLAS

SBT – Sistema Brasileiro de Televisão
PFL – Partido da Frente Liberal
PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro





















Sumário
1. INTRODUÇÃO 6
2. INFÂNCIA 7
3. JUVENTUDE E CARREIRA 7
4. INICIO DO SBT9
5. CONCLUSÃO 11
6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 12





















1. INTRODUÇÃO


 Qual brasileiro nunca ouviu falar de Silvio Santos? Um dos rostos mais conhecidos do país, o carismático apresentador é tão popular que já esteve prestes a se candidatar à presidência. A simpatia, no entanto, está longe de ser o único trunfo de um dos homens mais ricos do Brasil. Por trás do sorriso quealegra as tardes de domingo de milhões de brasileiros está um dos mais talentosos empreendedores da história do país, que soube, como poucos, explorar o potencial da economia popular e dos meios de comunicação de massa para criar um império empresarial que vai muito além do SBT.




















2. INFÂNCIA


Senor Abravanel nasceu em 12 de dezembro de 1930 no bairro carioca da Lapa, filho de paisjudeus chamados Alberto Abravanel (nascido na Grécia) e Rebeca Abravanel (nascida na Turquia). Foram descendentes do comentador bíblico judeu Isaac Abravanel.
Aos quatorze anos, observando um camelô da cidade do Rio de Janeiro chamado "Seu Augusto", Silvio começou a vender capas de plástico para título de eleitor e, logo depois, canetas-tinteiro. Seu sucesso nas vendas fora atribuído à suacapacidade de mesclar números de mágica e diversões com vendas, que ele fazia no horário de almoço do guarda em serviço na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua do Ouvidor. Para tanto, Silvio Santos contava com a ajuda de seu irmão Léo Santos, que espreitava o guarda, avisando seu irmão quando esse estava a caminho. Em uma dessas ocasiões, entretanto, o guarda apreendeu as mercadorias de Silvio, masreconheceu seu talento no trato com as pessoas e sua ótima voz: lhe deu um cartão para uma entrevista na Rádio Continental, que possuía estúdios na cidade de Niterói
Durante o trabalho na rádio, produtores acharam o seu nome, Senor Abravanel, um tanto complicado para o grande público. Por um tempo, Senor utilizou o nome artístico Silvio Abravanel, até chegar ao consagrado Silvio Santos.
Todos osdias, Silvio voltava da rádio na última barca da noite. Nesta viagem ele sentia falta de algo para entreter os passageiros durante a viagem; foi quando teve a idéia de montar na barca um serviço de rádio. Para tanto, pediu a colaboração de diversos comerciantes do centro da cidade do Rio de Janeiro que, em troca da doação da aparelhagem de rádio, tinham o direito de anunciar gratuitamente nasbarcas.
Daí, Silvio passou a vender os anúncios para o serviço nas barcas. Isto despertou em Silvio a vocação de empresário. Silvio costumava passar os domingos com os amigos na Ilha de Paquetá. A viagem durava quase duas horas, os passageiros sentiam sede, e a água que abastecia os bebedouros da embarcação não era suficiente para suprir a demanda. Silvio teve a idéia de montar um bar na barca para avenda de refrigerantes e cerveja e, ainda, começou a organizar um bingo dentro da barca. O negócio deu tão certo que Silvio passou a ser um dos maiores vendedores de uma grande cervejaria de São Paulo, e foi convidado a visitar a fábrica. Assim começou a história de Silvio Santos na capital paulista.


3. JUVENTUDE E CARREIRA


Em São Paulo, Silvio começou a trabalhar em circos, apresentando...
tracking img