Trabalho de elementos de máquinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Um projeto de maquina surge sempre para satisfazer uma necessidade, seja ela industrial, comercial, para lazer, etc. Nasce da habilidade de alguém ou de um grupo de pessoas “transformar” uma idéia em um projeto de um mecanismo que se destina a executar uma tarefa qualquer. A partir dai segue-se o estudo detalhado de suas partes, a forma como serão montadas, tamanho e localização daspartes componentes tais como engrenagens, parafusos, molas, cames, etc. Este processo passa por varias revisões onde melhores idéias substituem as iniciais ate que se escolhe a que parece melhor.

Os elementos de maquinas podem ser classificados em grupos conforme sua função. Dentre os vários elementos de maquinas existentes, pode-se citar elementos de fixação, como parafusos, Porcas eArruelas, elementos de transmissão, como correias e polias, elementos de apoio, como mancais, guias e rolamentos, etc.

Existem algumas características ou considerações que influenciam a seleção de um elemento de maquina. Resistência, confiabilidade, utilidade, custo e peso são alguns exemplos disto.

1- PARAFUSO

1.1- O que é
Parafusos são pecas metálicas de vital importância na união e fixaçãodos mais diversos elementos de maquina. Por sua importância, a especificação completa de um parafuso (e sua respectiva porca quando necessário) engloba os mesmos itens cobertos pelo projeto de um elemento de maquina, ou seja: material, tratamento térmico, dimensionamento, tolerâncias, afastamentos e acabamento.).

2- Aplicação
É empregado para fixação de peças variadas, de forma nãopermanente e que podem ser facilmente montadas e desmontadas.

3- Classificação
Existem quatro grandes grupos de parafusos: passantes, não passantes, de pressão e prisioneiros.

• Passante: atravessam as peças e são fixos com porcas.
• Não passante: a fixação da rosca é feita numa das peças, sem a necessidade de porca.
• Pressão: a pressão é exercida pelas pontas dos parafusoscontra a peça a ser fixada.
• Prisioneiros: são parafusos sem cabeça roscados em ambas as pontas, para peças que exigem montagem e desmontagem freqüentes.

2- Porca
2.1- O que é
A porca é uma peça de forma prismática ou cilíndrica com furo roscado através do qual se encaixa o parafuso. É fabricado em metal ou plástico.

2.2- Aplicação

È usado em conjunto com o parafuso, para afixação deste.

3- ARRUELA

3.1- O que é

A arruela é um disco metálico com um furo no centro. O parafuso passa por esse furo.

3.2- Aplicação

A arruela têm a função de distribuir igualmente a força de aperto entre a porca, o parafuso e as partes montadas.

4- Mola Helicoidal

4.1- O que é

Em geral são feitas de barra de aço, enrolada em forma de hélice cilíndrica ou cônica.A barra de aço pode ter seção de perfis variados. Em geral, a mola helicoidal é enrolada à direita, podendo ser também à esquerda. É classificada quanto à resistência a esforços (tração, compressão ou torção).

4.2- Aplicação

Esta mola é muito usada em várias situações, como por exemplo, na absorvição de impactos em automóveis.

5- Mola Plana

5.1- O que é

Sãoconfeccionadas de material plano ou em fita. Foram projetadas para
receberem esforços em um só sentido.

5.2- Aplicação

Esse tipo de mola é empregado somente para algumas cargas. Em geral, essa mola é fixa numa extremidade e livre na outra. Quando sofre a ação de uma força, a mola é flexionada em direção oposta.

6- Rolamento
6.1- O que é

São elementos criados com a finalidade dediminuir ao máximo as perdas de energia causadas pelo atrito. São geralmente constituídos de dois anéis concêntricos, entre os quais são colocados elementos rolantes como esferas, roletes e agulhas. O anel externo é fixado num mancal externo, enquanto que o anel interno é fixo no eixo.

6.2- Aplicação

Desenvolvem a função de suportar eixos permitindo-os realizar movimentos rotacionais...
tracking img