Trabalho de editor de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Alice Araújo Gobbi

















Hardware de Computador



















Vitória

2013

Alice Araújo Gobbi











Hardware de Computador



Trabalho apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial sob a orientação daprofessora: Juliana Cristina, da disciplina Editor de Texto, no Curso de Operador de Computador como requisito para obtenção do Titulo de Hardware de Computador.





















Vitória

2013




SUMÁRIO

1 Introdução 4

2 A História e Evolução do Computador 5

3 Hardware de computadores 9

3.1 Processador 103.2 Memória Principal 10

3.3 Disco Rígido (HD) 11

3.4 Placa-mãe 12

3.5 Dispositivos de entrada 13

3.6 Dispositivos de saída 13

3.7 Dispositivos de entrada e saída 14

4 Tipos de computadores 15

4.1 Desktop 15

4.2 NOTEBOOK 16

4.3 SERVIDORES 16

5 CONCLUSÃO 18

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

6 21





Introdução





A História eEvolução do Computador

[pic]

Na época dos nossos bisavôs os computadores já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, acionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer. Este tipo de sistema, comum na forma de caixas registradoras era bastante utilizado naquela época.

[pic]

OENIAC é considerado o primeiro computador eletrônico do mundo. Antes dele foram construidos alguns computadores que eram eletromecânicos, como o Mark I, que usava cartões perfurados para fazer à entrada e saída de dados A história do ENIAC começa no início da segunda guerra. O Laboratório de Pesquisas do Departamento de Guerra situado em Aberdeen Maryland no EUA precisavam agilizar um processo napreparação de tabelas de tiro de artilharia, para os soldados em campo conseguirem mirar com canhões nos alvos com precisão mesmo em situações adversas de vento e temperatura.

No final do século XIX surgiu o relê, um dispositivo eletromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contactos metálicos. O Relê foi muito usado no sistema telefônico, aliás, algumas centraisanalógicas ainda utilizam estes dispositivos até hoje. Os relês podem ser considerados uma espécie de antepassados dos transistores. Suas limitações eram os fatos de serem relativamente caros, grandes demais e ao mesmo tempo muito lentos: um relê demora mais de um milésimo de segundo para fechar um circuito, mais de dez milhões de vezes mais lento que um transistor atual.

Também no final do séculoXIX, surgiram as primeiras válvulas, [pic]



As válvulas têm seu funcionamento baseado no fluxo de elétrons no vácuo. Tudo começou numa certa tarde quando Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica estava brincando com a sua invenção. Ele percebeu que ao ligar a lâmpada ao pólo positivo de uma bateria e uma placa metálica ao pólo negativo, era possível medir certa corrente fluindo do filamentoda lâmpada à chapa metálica, mesmo que os dois estivessem isolados. Havia sido descoberto o efeito termiônico, o princípio de funcionamento das válvulas.

O Principal "ingrediente" para a construção do ENIAC eram as válvulas eletrônicas, o ENIAC era composto por 17.468 válvulas e 1.500 relés e emitia 200 quilowatts de calor (50 graus) e isso deixava o projeto bem complicado de se realizar. Aexplicação para o uso de tantas válvulas era o sistema decimal usado por Mauchly que para ele era o melhor já que o equipamento ficava legível para ser compreendido por nós seres humanos.

Mas os grandes números de válvulas faziam do ENIAC um computador de constante manutenção e o calor da sala era insuportável, praticamente o tempo todo que estava em funcionamento alguém deveria estar trocando...
tracking img