Trabalho de ed. fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto: Salto em distância
Salto em distância

Esse salto é efetuado em uma área dividida em três segmentos: uma pista de impulso com um mínimo de 45m de comprimento; uma tábua de madeira maciça com 1,22m de comprimento, 20 cm de largura e 10 de espessura, fixada ao solo ao nível da pista de impulso, antes da caixa de areia e a caixa em si, onde o atleta deve cair ao saltar. O solo da pistade impulso pode ser de saibro, terra fina ou carvão e podendo ser utilizado o tartan.
Como saltar:
Primeiro o atleta se concentra para saltar, imagina mentalmente seu salto e em seguida inicia uma corrida em direção à caixa de areia: começa devagar e vai aumentando gradativamente a velocidade. Estabiliza a velocidade e bate o pé em que tem maior destreza (mais domínio de movimentos) na tábua desalto (aproximação) e se impulsiona para saltar.
OBS: a impulsão só pode ser feita com o pé de apoio na tábua de salto. Se o atleta queimar, colocando o pé fora da tábua, o salto será considerado como uma falha.
Feita a impulsão, o saltador lança a perna, que está livre para frente ganhando elevação e desenvolvimento horizontal.
Medição e Regras:
A distância do salto será medida do ponto emque o saltador tocou a areia até a tábua de salto. Se o saltador, ao cair colocar as mãos para trás para se apoiar, será medido a partir do local em que tocou o chão com as mãos.
O existe uma linha limite para o salto que fica na borda da tábua e deve ser coberta de areia mais fina, cal ou outro material que possibilite registrar a impressão do pé do atleta, se caso ele pisar além da linha.Geralmente só pode cometer duas dessas faltas à terceira o atleta está fora.
O atleta pode tentar apenas três saltos onde será computado o melhor deles. A medida do salto, geralmente, é feita em ângulo reto, do ponto atingido pelo atleta, com qualquer parte do corpo, na caixa de areia, até a linha limite. Considera-se como ponto atingido a marca mais próxima a essa linha limite. Se o atleta cair forada caixa de areia é considerado falta. Se isso se der na terceira tentativa, o saltador é eliminado, pelo juiz da prova ou seus auxiliares.
A distância aferida se divide em três:
Distância horizontal "CI"- É a distância entre a extremidade distal da tábua de impulsão e a projeção vertical do centro de gravidade no momento da impulsão.
Distância de voo “CII" - Distância entre o fim da impulsão eo momento do ataque.
Distância de queda "CIII"- Distância entre a projeção da curva da parábola e o toque aferido.
Fatores que determinam as distâncias:
CI: Capacidades físicas, precisão da impulsão, posição do corpo no momento da impulsão;
CII: Altura do centro de gravidade, ângulo de saída e velocidade da saída.
CIII: Posição do corpo e ações na queda.
Fases do salto em distância:
1.Concentração: Pensamento na execução do salto.
2. Corrida: Velocidade horizontal do salto. Utilização de marcas (corrida inversa – tentativa).
3. Aproximação: Objetivos: Levar o indivíduo a uma posição ótima para a impulsão com tanta velocidade quanto se possa controlar em eficiência. Complemento: varia de acordo com a capacidade de adquirir velocidade do indivíduo e do seu nível técnico em médiade 39 a 45 metros (17 a 22 passos). Fases: Preparação, aceleração e manutenção. Adaptação: varia de 3-4 passos; ocorre um rebaixamento do centro de gravidade e a penúltima passada é maior e a última menor.
4. Impulsão: Transformação da força horizontal em vertical, contato do solo com a planta do pé.
5. Elevação: Objetivos: obter velocidade (elevação) procurando manter a velocidade horizontaltão alta quanto possível. É a fase mais importante e mais difícil do salto. Tem a duração média de 11-13 centésimos de segundo. Apoio - feito de forma ativa ("patada"), num ângulo de flexão de pernas de aproximadamente 170 graus e de 118 a 120 graus com o solo. Absorção - através da pequena flexão das articulações dos tornozelos, joelhos e quadris. Extensão - rotação de membros iniciado pelo...
tracking img