Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução do Pensamento Econômico

Antiguidade:
a economia era autonoma, pois era na zona rural que se produzia o que era necessário para abastecer as necessidades da zona urbana.
Segundo MaxWeber( economista alemão) as cidades não teriam um papel produtivo, seriam menos consumidoras das riquezas produzidas no campo, desta forma as terras acabou se tornando a maior riqueza daquela época eseus proprietários eram os chefes da sociedade. A Grécia Antiga comprava produtos no exterior e fazia como pagamento azeite e vinho, pois sua produção de alimentos não era o suficiente.
O Império Romanoteve um bom desenvolvimento no comércio exterior, os romanos negociavam até com países distantes como China e Índia
Idade Moderna:
teve como característica atividades economicas mercantis. Surgeentão a primeira escola: o mercantilismo, e seus principios eram de como sustentar o comércio exterior e poupar suas riquezas.
Era considerado um governo forte e poderoso se a quantidade de metaispreciosos fossem cada vez maior.
Idade Contemporânea:
foi marcada pelo surgimento de várias escolas do pensamento econômico.
* A Escola Fisiocrata era liderada por François Quesnay( economista francês),pregava-se que a terra e a natureza representam o fator econômico produtivo; a ordem natural ou governo da natureza conduzem a vida econômica; só a terra tinha a capacidade de multiplicar a riqueza.Para os fisocratas a terra era como uma única fonte de riqueza , suas riquezas eram produzidas pela a ajuda da natureza em atividades economicas com: a lavoura, pesca e mineração.
*A Escola Clássica ouLiberal foi liderada por Adam Smith( filosofo e economista) e David Ricardo, era estabelecido que a verdadeira fonte de riqueza é o trabalho; a produção ocorre da divisão do trabalho e isso decorre dadivisão da tendência de troca que é estimulado para o aumento dos mercados, o papel do Estado na economia deveria corresponder a proteção da sociedade e que a iniciativa individual deveria ser...
tracking img