Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DOMICILIAR
DA
DISCIPLINA DE ECONOMIA DE EMPRESAS




RESPOSTAS

1. A) O custo de oportunidade corresponde àquilo que se deixa de ganhar na segunda melhor alternativa por se escolher a primeira. Imagine uma fábrica de cadeiras que produzia dez cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciaruma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir duas cadeiras para alimentar a demanda de duas mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das duas cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

B) Bens de capital ou bens de produção são os equipamentos e instalações, são bens ou serviços necessários para aprodução de outros bens ou serviços. O bem de capital não é diretamente incorporados no produto final, indivíduos, organizações e governos usam bens de capital na produção de outros bens ou mercadorias. Bens de capital incluem fábricas, máquinas, ferramentas, equipamentos, e diversas construções que são utilizadas para produzir outros produtos para consumo.

C) Bens de consumo são os bens utilizadospelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão. Bem de consumo é um bem que tem o objetivo de satisfazer as necessidades de consumo de um indivíduo. Os bens de consumo estão divididos em duráveis, semiduráveis e não duráveis. Os bensde consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente, como alimentos (sorvetes, chocolate). Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos, como um automóvel, e os semiduráveis podem ser consideradas os calçados, roupas, que se desgastam com o tempo.

D) Bens e serviços intermediários são utilizados os serviços dosfatores de produção de modo a gerar um novo bem ou serviço (que pode ser final ou intermediário). Os pagamentos aos serviços prestados pelos fatores de produção adicionam valores aos bens intermediários, definindo o valor de novo bem ou serviço. Por exemplo, na produção do pão são utilizados farinha, fermento e energia. Esses três produtos são bens intermediários. A eles se associam o serviço aofator trabalho (representado pelo padeiro) e ao fator capital (as máquinas e instalações) para gerar o pão. Os valores pagos ao fator trabalho (a título de salário) e ao fator capital (a título de lucro e juros) são adicionados aos preços dos bens intermediários, para dar valor do pão.

E) Fatores de produção são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. Exemplo: recursoshumanos, terra, capital e tecnologia.

F) É uma política que visa dar uma garantia de preços ao produtor agrícola. Com o propósito de ajuda-lo diante de uma possível queda acentuada de preços e consequentemente da renda agrícola. Se, por ocasião da colheita, os preços de mercado forem superiores aos preços mínimos, o agricultor preferirá vende-la no mercado. Contudo, se os preços mínimos foremsuperiores aos preços de mercado, o produtor preferirá vender a sua produção para o governo ao preço anteriormente fixado.

G) População Economicamente Ativa (PEA): compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.
População Ocupada: aquelas pessoas que trabalham, incluindo:
Empregados - pessoas que trabalham para umempregador ou mais, cumprindo uma jornada de trabalho, recebendo em contrapartida uma remuneração em dinheiro ou outra forma de pagamento (moradia, alimentação, vestuário, etc.). Incluem-se entre as pessoas empregadas aquelas que prestam serviço militar obrigatório e os clérigos. Os empregados são classificados segundo a existência ou não de carteira de trabalho assinada.
Conta Própria -...
tracking img