Trabalho de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Fernanda da Silva
Questões do capitulo 7, 8 e 13
Cap. 7
1) Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros.

R: Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneraçãoimplícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra actividade, que pode ser associado a uma espécie de rentabilidade média de mercado).

Como o preço fixado, a receita adicional (marginal)também é fixada e igual ao preço. Assim, em concorrencia perfeita, a condição na qual a empresa maxima lucro, dada por P=CMg

2) Diferencie lucronormal de lucro extraordinário.

R: Lucro extraordinários é onde as receitas superam os custos.
Lucro normal é o lucro que o empresário considera necessário para fazer funcionar o seu investimento, ou seja, é comparável ao custo de oportunidade.

3) Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as caracteristicas de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.R: Monopólio = Essa estrutura de mercado, a curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado como um todo. Ao ser exclusiva no mercado, a empresa monopolista determina o preço de equilibrio, de acordo com sua capacidade de produção: se ela aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá; se reduzir a oferta, o preço aumentará. Assim, enquanto em concorrencia perfeita á demandapara a firma é dada, e é uma reta paralela ao eixo das quantidades, em monopólio a firma defronta com a curva de demanda negativativamente inclinada.

Ex: Coca-cola

Oligopólio = É um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno numero de empresas que dominam a oferta de mercado. Há empresas lideres que, via de regra, fixam o preço respeitando as estruturas de custos das demais, ehá empresas satelite que seguem as regras ditadas pelas lideres.

Ex: Uai

4) Quais as estruturas de mercados de fatores? Como elas se caracterizam?

R: 1) Concorrência perfeita no mercado de fatores, corresponde ao mercado cuja oferta do fator de produção é abundante , o que torna o preço desse fator constante.
Ex: mão de obra não especializada

2) Monopólio no mercado de fatores, quandohá um monopolista na venda de insumos.

3) Oligopólio no mercado de fatores, ocorre quando poucas empresas produzem um determinado insumo (oligolio na vendo de insumos).

4)Monopsônio, monopólio na compra de insumos compreende uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos.
5)Oligopsônio, oligopólio na compra de insumos é o mercado emque há poucos compradores negociando com muitos vendedores.
Ex: Empresas de laticinios

6)Monopólio Bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produçaõ, defronta com um monopolista na venda desse fator.

5) O que vem a ser o monopólio bilateral?

R: monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produçaõ, defronta com um monopolista na vendadesse fator.

Ex: Só a empresa A compra um tipo de aço que é produzido apenas pela siderurgica B. A empresa A é monopsonista, porque só ela compra esse tipo de material, e a siderurgica B é monopolista, porque só ela que vende esse tipo de aço.

Cap. 8

1) Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconimia e da Microeconomia.

A macroeconomia estuda a economia emgeral analisando a determinação e o comportamento dos gransdes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com...
tracking img